segunda-feira, 12 de maio de 2008

Rede de computadores 2

Olá a todos! Hoje vou continuar falando sobre redes de computadores, porém vou falar sobre o hardware de redes.
A rede de computadores são conectadas de várias formas.
Primeiramente a conexão será feita através de cabo par trançado, cabo coaxial, cabo de fibra óptica e wireless.
  • CABO PAR TRANÇADO: é composto por pares de fios. Os fios de um par são enrolados em espiral a fim de reduzir a interferência eletromagnética e radiofreqüência. Podem ser divididos em STP e UTP.
    • STP: o cabo possui uma blindagem global que permite maior proteção à interferência externa(eletromagnética/radiofreqüência) e outra blindagem interna que envolve cada par para evitar a diafonia. Possui uma impedância de 150 ohms e pode alcançar uma largura de banda de 300MHz em 100 metros.
    • UTP: é um cabo semelhante ao STP, porém não tem blindagem. Sua maior vantagem ao STP é o seu custo, pois é mais barato. Contudo a maior desvantagem é a grande interferência eletromagnética.
  • CABO COAXIAL: é constituído por um fio de cobre revestido de um isolante e rodeado por uma blindagem, e não sofre interferência eletromagnética. Por esse motivo, o coaxial leva vantagem em relação ao cabo par trançado. A blindagem é constituída por uma malha metálica que envolve um condutor interno. As principais aplicações do cabo coaxial são nas ligações de áudio, redes de computadores e na transmissão de rádio e televisão. Sua velocidade máxima é de 10 Mbps. Foi utilizado em larga escala até meados dos anos 90. Atualmente é utilizado em telecomunicações. Redes constituído por esse tipo de cabo não pode ter mais de 30 pc's, a distância entre os pc's não pode ser menor de 0,50 metro e maior de 185 metros. As desvantagens do cabo coaxial são mau contato, difícil manipulação, lento para muitos pc's e geralmente utilizado em topologia linear ou de barramento.
  • FIBRA ÓPTICA: é um filamento de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. As principais vantagens são:
    • Dimensões Reduzidas;
    • Capacidade para transportar grandes quantidades de informação ( Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra);
    • Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilômetros;
    • Imunidade às interferências electromagnéticas;
    • Matéria-prima muito abundante;
    • Custo Cada vez mais baixo;
  • WIRELESS: A tecnologia wireless (sem fios) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos - seja ele telefônico, coaxial ou óptico - por meio de equipamentos que usam rediofreqüência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho como em dispositivos compatíveis com IrDA. A rede computadores sem fios utiliza as ondas eletromagnéticas ao invés de cabos. O uso mais freqüente da rede wireless é em caso do uso de notebooks, palmtops e outros dispositivos móveis, exatamente para facilitar a mobilidade. Em caso dos desktops não faz sentido, até porque não sairão do lugar, a não ser em caso demudança de endereço.

Além dos meios de comunicação existem conectores que podem ser: switches, hubs, repetidores, bridges e roteadores. Vou comentar sobre cada um deles.

  • SWITCH: é um dispositivo que filtra e encaminha pacotes entre segmentos de redes locais, e opera na camada de enlace (camada 2) do modelo OSI. O switch funciona como nó central de uma rede de topologia em estrela, e tem a função de fazer o chaveamento (ou comutação) entre as estações que desejam se comunicar. Ele mapeia os endereços das estações de cada segmento e permite a passagem do tráfego destinados as mesmas. Ele guarda na sua memória o endereço MAC de cada estação e é assim que controla o tráfego dos dados. A maior vantagem do switch em relação ao hub é um melhor controle da banda da rede.
  • HUB: como switch, o hub é dispoistivo que funciona como nó central de uma rede de topologia em estrela. Porém a principal diferença entre ambos é que o hub apenas retransmite tudo o que recebe para todos os pc's conectados a ele. Isso faz com que apenas um pc transmita dados por vez e que todas as placas precisem operar na mesma velocidade (sempre nivelada por baixo, caso você coloque um pc com uma placa de 10 megabits na rede, a rede toda passará a trabalhar a 10 megabits). Trabalha na camada física do Modelo OSI (camada 1).
  • REPETIDOR: é um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, pois eles amplificam e regeneram eletricamente os sinais transmitidos no meio físico. Atuam na camada física do Modelo OSI (camada 1), recebem todos os pacotes de uma rede que ele interliga e os amplificam para asdemais redes sem realizar nenhum tipo de tratamento sobre os mesmos. Não se pode usar muitos deste dispositivo em uma rede local, pois degeneram o sinal no domínio digital e causam problemas de sincronismo entre as interfaces de rede. Repetidores são utilizados para estender a transmissão de ondas de rádio, por exemplo, redes wireless, wimax e telefonia celular.
  • BRIDGE: é um dispositivo que liga duas ou mais redes de computadores que usam protocolos distintos ou iguais. Ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo, ethernet e token ring. Uma bridge ignora os protocolos utilizados nos dois segmentos que liga, já que opera a um nível muito baixo do modelo OSI (nível 2 - camada de enlace) somente envia dados de acordo com o endereço do pacote. O endereço utilizado é MAC (media access control) que é único para cada placa de rede. Os dados que são permitidos atravessar uma bridge são dados destinados a endereços válidos no outro lado da ponte. Desta forma é possível utilizar uma bridge para manter um segmento da rede livre dos dados que pertencem a outro segmento. É freqüente serem confundidos os conceitos de bridge e hub; uma das diferenças, é que o pacote é enviado unicamente para o destinatário, enquanto que o hub envia o pacote em broadcast.
  • ROTEADOR: é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes, provendo a comunicação entre computadores distantes entre si. Opera na camada de rede(camada 3) do modelo OSI. A principal característica é selecionar a rota mais apropriada para repassar os pacotes recebidos, ou seja, encaminhar os pacotes para o melhor caminho possível para uma determinada rede.
Obviamente faltou comentar sobre a conexão via rádio, mas preferi comentar sobre as redes mais comuns. No próximo artigo vou referir-me ao modelo OSI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário