sexta-feira, 18 de julho de 2014

Um Novo Começo (Slackware)

P { margin-bottom: 0.21cm; }A:link { }

Olá a todos!
Esse artigo é na realidade um pequeno desabafo sobre o sentimento que vinha tendo sobre o uso de GNU/Linux nesses anos e explico o que motivou a minha mudança de distribuição.
Sou técnico de informática há nove anos e comecei a usar o GNU/Linux durante a segunda metade do curso técnico. Desde essa época eu uso distribuições baseadas no Debian sendo as principais são o Kurumin e o Ubuntu. Tentei usar o Debian quando estava na versão Etch, mas não tive sucesso, somente vim usá-lo quando a versão Lenny foi lançada.
Durante esse período tentei usar algumas distribuições entre elas estavam o Fedora, Mandriva, Suse, Arch, Gentoo e o próprio Slackware, porém sempre tive dificuldade por não me adaptar ou achar que era difícil como no caso do Slackware. Além do mais estava acostumado com a forma de trabalho do Debian e seus derivados. Devido algumas necessidades instalei o virtualbox para ter uma VM com o Windows e usar alguns programas como Dreamweaver.
A partir da metade do ano passado comecei a ter vontade de mudar de distribuição. Percebi que isso ocorria porque tudo que precisava era usar apt-get ou aptitude, o que inicialmente era difícil de solucionar tornou-se fácil ou no máximo tinha uma dificuldade moderada, mas bastava fazer um pequena pesquisa para resolver. Comecei achar um pouco monótono, pois a distribuição é muito estável. Óbvio que isso é um mérito da comunidade de programadores que se formou em torno da distribuição e também não posso ser ingrato, pois aprendi muito sobre o GNU/Linux graças ao Debian.
No início desse ano a vontade de mudar aumentou e aproveitei o virtualbox para voltar a testar as distribuições citadas anteriormente e percebi que não tinha mais dificuldades com elas, foi apenas questão de adaptação e fiz a escolha pelo Slackware. Deletei as outras VM's e estudei apenas o Slackware.
Chegou um momento que a VM não dava mais suporte, pois tudo que pensava em instalar funcionava sem problema nenhum. Então decidi instalá-lo direto no pc, porque precisava sentir realmente as dificuldades desta distribuição, devido ao trabalho não conseguia fazer isso. Porém nessa quarta-feira (16/07/2014), resolvi fazer um backup dos meus arquivos e VM's e instalei o Slackware 14.1.
Como eu sou iniciante no Slackware usei o artigo O Guia do Slackwaredo Xerxes Lins. É um artigo muito bom e quem segui-lo não terá dificuldade com o Slackware.
As minhas impressões são as melhores possíveis. Percebi uma melhora no desempenho do pc com o uso do Slackware, e como disse anteriormente, não tive nenhuma dificuldade de instalá-lo. O mesmo serve para a instalação dos programas, drivers e plugins. Até o momento tive apenas dificuldade na configuração da placa de som e virtualbox, mas incrível que pareça foi apenas por não ter adicionado o meu usuário em dois grupos que são respectivamente audio e cdrom. Em outros artigos falarei sobre isso.
O gerenciador de janelas é o KDE e achei muito bonito, principalmente alguns temas como o Air-Black. Também achei fácil a instalação da minha impressora multifuncional, bastando alguns cliques para compartilhar e colocar para funcionar.
Tenho muito o que testar ainda e talvez tenha outras dificuldades, pois sou apenas um técnico e tenho muito o que aprender. Eu recomendo o uso Slackware, mas digo que é importante fazer uma progressão no uso das distribuições para que não aconteça com vocês o mesmo que comigo.
Espero que gostem e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário