domingo, 17 de agosto de 2014

Primeira dificuldade no Slackware

Olá a todos!
Desde que eu comecei a usar o Slackware nunca tinha esbarrado em uma dificuldade grande, sempre consegui resolvê-la. Dessa vez foi diferente a tal ponto que cometi alguns erros que me obrigaram a formatar o pc duas vezes, mas vou explicar o que aconteceu.
Eu gosto muito de filmes e as vezes acabo "ripando" o dvd, e no Debian eu usava o dvd.:rip para fazer esse processo. Fui tentar instalá-lo no Slackware e pediu uma série plugins e programas e entre essas dependências estavam o transcode e o ffmpeg. Durante a pesquisa que fiz descobri que o K3b ripava então desisti do dvd.:rip. Fui pesquisar o que precisava para usá-lo para ripar e mais uma vez esbarrei no trancode e no ffmepg.
Não tive problema em instalar o ffmpeg, mas tive com o transcode. Usei o comando sboinstall para resolver as dependências e não deu certo. Baixei cada dependência e o transcode direto do Slackbuilds e também não deu certo. Achei um link "gringo" que mostrava como fazer a instalação, e nele descrevia até a edição do transcode.Slackbuilds. Resolvi testá-lo e foi o mais próximo de conseguir resolver essa questão. Eu conseguia instalar o transcode, mas sempre que rodava o K3b para ripar dava erro. Agora não recordo qual era a mensagem e acabei desinstalando o transcode.
Resolvi desinstalá-lo porque já estava bastante irritado, pois cometi alguns erros que custaram algumas horas de trabalho por ter de reinstalar o Slackware.
Na sexta-feira (15/08/2014) depois de instalar novamente o Slackware resolvi pesquisar outras formas de "ripar" um dvd e redescobri o comando dd. Digo isso porque sempre achei que dava para fazer cópias de dvd, cd e até mesmo hd com esse comando, mas não sabia que poderia fazer isso com dvd protegido.
Essa dica foi dada pelo RWagner em seu blog e vou descrevê-la novamente:

  • Coloque o dvd no leitor e rode o filme com seu programa preferido. No meu caso usei o VLC. Isso faz com que o programa quebre o código de proteção do filme. Dê um pause ou stop.
  •  Entre como root e dê o seguinte comando:
# dd  if=/dev/dvd of=filme.iso (/dev/dvd é o lugar onde o Slackware usa como tocador, mas isso pode variar de acordo com a distro)

  • Para ver se deu certo, monte o filme no /mnt/cdrom e rode no kaffeine(ou de sua escolha):
# mount -o loop filme.iso /mnt/cdrom 

kaffeine - configurações - parâmetros do motor xine - media - dvd.device..> /mnt/cdrom

Nessa parte eu teste com o VLC e Mplayer mas não consegui rodar. Como eu já estava irritado resolvi gravar a ISO e testá-lo. Funcionou perfeitamente.

Conclusão:

Tenho muito que aprender com o Slackware e não vou desistir de tentar novamente a instalação do transcode, porém vai ficar para mais tarde quando eu ficar mais calmo e meu trabalho permitir. Ainda não "larguei de mão" o Debian até porque tenho que fazer alguns testes como a instalação do programa do Imposto de Renda, pois no Debian nunca tive problema de instalá-lo.
Esse foi minha dificuldade e que já anotei para estudar mais. Para exemplificar é que não tinha conseguido instalar o mjpgtools e o CDL_gfx e ainda tenho o que descobrir o que são esse pacotes sendo que todas as dependências que eles precisam já estavam instalados no pc. Abaixo coloquei os links testados que mais me aproximou do sucesso da instalação e funcionamento do transcode. Talvez na próxima vez eu consiga realizar a instalação.
Até a próxima!


Link de RWagner:

http://rweu.blogspot.com.br/2009/03/ripando-dvd-cd-para-assistir-depois.htmlhttp://rweu.blogspot.com.br/2009/03/ripando-dvd-cd-para-assistir-depois.html


Links testados:

http://karellen.blogspot.com.br/2014/02/ripping-dvds-with-k3b-and-slackware64.html (quase deu certo, ou seja, foi instalado mas não funcionou o K3b)

http://www.slackbr.org/forum/viewtopic.php?f=3&t=16823


Nenhum comentário:

Postar um comentário