quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cursos de Tecnologia e o Mercado de Trabalho

Olá a todos!


Mais um dia venho postar um artigo. Hoje quero falar um pouco sobre os cursos superiores de tecnologia e o Mercado de trabalho. Há um tempo eu escrevi um artigo sobre cursos universitários e fiz um pequeno comentário sobre esse tipo de curso, eu aconselho que leiam esse artigo antes, porque tem alguns conceitos mais aprofundados sobre assunto que não repetirei.
Hoje quero falar mais especificamente sobre os cursos de tecnologia da área de comunicação e informação e o mercado de trabalho.




Introdução:


Curso de tecnologia também é chamado de curso sequencial e tem sua duração de dois à três anos. Esse tipo de curso é bem especializado, pois qualifica o aluno em uma determinada área. Um exemplo é o curso de tecnologia em redes de computadores que aluno que se forma fica especializado em administração, programação e infraestrutura de redes de computadores.
Há uma diferença entre o curso de tecnologia e curso técnico. No primeiro caso, ele é nível superior podendo continuar seus estudos com pós-graduação. Já no caso de curso técnico, ele é de nível médio não podendo fazer a pós-graduação.
Os cursos de tecnologia já existem em nossa legislação desde 1971 (Lei no 5.692/71 ), tendo sido ratificado pelas Leis Nos 9.131/95 e 9.394/96 e pelo Decreto no 2.406, de 27.11.97, e foi regulamentado pela Portaria Ministerial MEC no 1.647, de 25.11.99.
O profissional formado nesse tipo de curso chama-se tecnólogo.




Cursos de Tecnologia e o Mercado de Trabalho:


Na atualidade o mercado de trabalho é altamente dinâmico, competitivo e especializado, além disso tem deficit de mão de obra qualificada em várias áreas como construção civil, metalurgia, alimentos, Tecnologia da Informação etc. Para suprir essa demanda foram criados os cursos de tecnologia e eles são bem vistos pelo mercado de trabalho porque sua duração é curta e o profissional formado nesse tipo de curso é altamente qualificado.
Há um preconceito em relação a esses profissionais devido a ignorância e falta de conhecimento, pois empresários confundem os termos “técnico” e “tecnólogo”. O primeiro é de nível médio e segundo é de nível superior, mas esse preconceito já foi maior, porém as empresas estão mais abertas a esses profissionais.




Cursos de tecnologia na área de comunicação e informação:


A área da comunicação e informação é uma das que mais precisa de mão de obra qualificada. Segundo o site TecHoje, há um deficit de 48 mil profissionais no setor de TI e que o país pode deixar de arrecadar R$ 115 bilhões em até 2020. Devido a esse problema os cursos de tecnologia nessa área se torna muito importante pelo tempo de duração.
Os cursos dessa área correspondem às tecnologias usadas para comunicação, processamento de dados e informações. Abrangem várias ações como desenvolvimento, implementação, operação, avaliação e manutenção de sistemas relacionados à telecomunicação e informática.
Vou fazer uma breve descrição sobre alguns cursos de tecnologia.




Tecnologia em Análise Desenvolvimento:


O tecnólogo formado nesse curso é responsável pelo planejamento, documentação, desenvolvimento, especificação, implementação, teste e manutenção de sistemas computacionais de informação. Ele trabalha com ferramentas computacionais, equipamentos de Tecnologia de Informação (T.I.) e metodologia para desenvolvimento de projetos na produção de sistemas.
Esse profissional também é chamado de Analista de Sistemas e são requisitos fundamentais ter um bom raciocínio lógico, uso de linguagens de programação, metodologia para construção de projetos, e além de preocupar-se com a qualidade, usabilidade, integridade e segurança dos sistemas computacionais.
O tempo de duração do curso segundo o MEC é de 2000 horas que varia de 2 à 2,5 anos.
Quando refere-se ao mercado de trabalho, o tecnólogo ou Analista de Sistemas pode trabalhar em empresas de assessoria e consultoria tecnológica nos diversos setores da economia como industria, comércio e prestação de serviços. Pode também trabalhar no setor da educação e empreendedorismo.




Tecnologia em Redes de Computadores:


É profissional que elabora, implementa, gerencia e mantém projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e longa distância. É o tecnólogo em redes de computadores que define o número de unidades, sua configuração e tipos de programas de gerenciamento. Ele deve ter um bom conhecimento em hardware, voltagem, amperagem, circuitos elétricos e principalmente software para poder combinar a infraestrutura com as funções e rotinas da máquina.
O tempo de duração é de 3 anos ou 2000 horas segundo o MEC.
O campo de atuação do tecnólogo em redes de computadores é muito ampla podendo ir desde criação e implementação de projetos de redes de computadores, segurança de informações etc. Aqui estão algumas funções exercidas pelo tecnólogo:


Administração de redes;
Analista de Suporte de redes;
Gerente de Segurança de redes;
Coordenador de projetos de redes etc.




Tecnologia em Jogos Digitais:


Esse tipo de profissional trabalha com desenvolvimento de entretenimento digital, tais como jogos educacionais, de aventura, simulação em 2D e 3D entre outros. Pode roteiros, personagens cenários para jogos digitais. Esses jogos podem ser interativos – rede ou isoladamente.
O tempo de duração é em média de 2,5 anos ou segundo o MEC 2000 horas
O tecnólogo em jogos pode trabalhar como autônomo, empresas de produtora de jogos, canais de comunicação via web, agência de publicidade e etc.




Tecnologia em Segurança da Informação:


O tecnólogo em Segurança da Informação zela pela segurança e resguardo das informações de empresas que utilizam TI. Tem como função criar soluções baseadas em Tecnologia da Informação como dispositivos físicos ou lógicos, coibindo o acesso não-autorizado à informações confidenciais. Ele realiza a analise de riscos, administra sistemas de informação, gerencia e projeta redes de computadores seguras, realiza auditorias etc.
Aqui estão algumas funções exercidas pelo tecnólogo de Segurança da Informação:


Analista de Segurança em redes de computadores;
Analista de Segurança de Processos;
Administrador de Redes (com perfil em Segurança);
Gestor de Segurança de TI.




Conclusão:


Como disse anteriormente, os cursos de tecnologia são ótimos para quem quer entrar no mercado de trabalho rapidamente pois são de curta duração.
É de extrema importância que o estudante leve em consideração alguns pontos. O primeiro dele é levar em conta se já está no mercado de trabalho. No caso afirmativo faça um curso de tecnologia na sua área de atuação, pois assim seu curso dará maior valor ao seu currículo. No caso queira mudar de ramo é melhor fazer um curso de bacharelado por ser generalista e dando um “leque” maior de opções . O mesmo vale se o leitor estiver indeciso pelo curso que pretende fazer, então a melhor opção é cursar o curso de bacharelado pelo mesmo motivo, e depois decidir por uma direção.
Espero ter ajudado e até a próxima!




Links:


http://ideiastecnologicas.blogspot.com.br/2010/07/cursos-universitarios.html
http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1527
http://www.brasil.gov.br/educacao/2012/02/cursos-sequenciais-tem-curta-duracao-e-oferecem-qualificacao-superior
http://www.facsenac.edu.br/portal/index.php/graduacao/sobre-cursos-tecnologicos.html
http://ogestor.eti.br/eixos-tecnologicos-dos-cursos-superiores-de-tecnologia-parte-3-informacao-e-comunicacao/
http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=86&id=12352&option=com_content http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=O-Mercado-de-trabalho-para-tecnologos&idc_cad=rgfryvla4

Nenhum comentário:

Postar um comentário