Esse artigo é o último da série de quatro artigos falando sobre certificações da área de TI. Nele vou falar sobre as certificações em Governança em TI.
Introdução:
Antes de tudo é importante definir o que é Governança em TI. A Wikipédia dá uma definição bem interessante.
“Governança em TI está relacionada ao desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI responsáveis pelo planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos de governança, requisito fundamental para as organizações, seja sob os aspectos operacionais, seja sob suas implicações legais.”
Nos tempos atuais devemos levar em conta que a Tecnologia da Informação (TI) não pode ser considerada apenas como suporte para as empresas e sim parte fundamental da estratégia de negócio. A avaliação da Governança em TI deve encontrar a melhor maneira de usar os recursos financeiros e de equipamentos fortalecendo a conexão entre a TI e a organização demonstrando planejamento, riscos e resultados.
Principais certificações:
De acordo com a definição de Governança de TI, o profissional da áreadeve ter habilidades importantes como saber planejar, implementar, controlar e monitorar programas e projetos. Para que isso seja comprovado, o profissional deve ter certificações e as principais delas são:
Information Technology Infrastructure Library (ITIL): é um conjunto de práticas que a organização pode usar para planejar, implantar, gerenciar e manter projetos de serviços de TI. Seu principal foco é o gerenciamento de serviços e projetos de TI com os objetivos da organização. A ITIL também aos padrões de qualidade ISO / IEC 20000.
Control Objectives for Information and related Tecnology (COBIT): é um conjunto de diretrizes baseados em auditorias em processos, práticas de TI. É forkwork que representa as melhores práticas de governança e auditoria de TI. A empresa responsável pela certificação é a ISACA (Information Systems Audit and Control Association).
ISO 20.000: é a primeira certificação reconhecida internacionalmente para serviços de TI. Ela divide-se em duas partes: ISO / IEC 20.000-1 descreve os requisitos para desenvolvimento e implementação de projetos de TI; e ISO / IEC 20.000-2 explica melhor as práticas de gerenciamento de serviços de TI. Ela é compatível com o ITIL.
Conclusão:
São raras as empresas que não utilizam algum tipo de estratégia para definir os recursos financeiros que serão aplicados para aquisição de equipamentos. Por essa razão o profissional que adquirir as certificações em Governança de TI vão sair na frente em relação aos outros candidatos as vagas de TI. O aumento do salário paraquem adquiriu ocertificado ITIL é de aproximadamente 20%. Este é o link da reportagem que fala sobre isso.
Com esse artigo chega ao fim a série de artigos sobre certificações. Existem outras certificações importantes como as da Oracle, MySQL e SQLServer que são referentes a banco de dados, mas falarei sobre elas em outra oportunidade.
Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Governan%C3%A7a_de_TI
http://tiexames.com.br/images/BrasilEconomico1.JPG
Revista Linux Magazine nº 61
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