Esse é o segundo artigo da série sobre certificações. Nele vou escrever sobre as certificações da Microsoft. Assim como as certificações do Linux, as da Microsoft são bastante requisitados pelo mercado de trabalho porque a maior parte dos desktops usados pelas empresas são sistemas da Microsoft. As certificações da Microsoft são divididas em: MTA, MCP, MCSA, MCSE, MCSD.
Microsoft Technology Associate (MTA):
É a certificação introdutória da Microsoft para quem quer iniciar uma carreira em TI, porém ela não qualifica para o MCP e não é pré-requisito para MCSA e MCSE.
Ela divide-se em:
- Infraestrutura de TI: infraestrutura de servidores e computação em nuvem;
- Database: administração de plataformas de dados ou business intelligence;
- Developer: certificação para quem tem interesse em desenvolvimento de software e ajudará para a certificação MCSD. As certificações MTA não perdem a validade.
Microsoft Certified Professional (MCP):
É uma certificação que habilita o profissional e desenvolvedor de TI em produtos da Microsoft como SQL Server, Office, Visual Studio entre outros. É requisito para outras certificações da Microsoft.
Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA):
É um conjunto de certificações que comprovam a qualificação do profissional em TI. Elas são pré-requisitos para conseguir as certificações MCSE. Qualifica o profissional em vários produtos que são:
- Windows Server 2012: qualifica o profissional na administração do sistema ou de redes baseado nesse sistema e é exigência para obtenção das certificações MCSE: Private Cloud, MCSE: Server Infrastructure, MCSE: Desktop Infrastructure, MCSE: Messaging, MCSE: Communication e MCSE: SharePoint.
- Windows Server 2008: qualifica o profissional na administração Windows Server 2008 R2 que é exigência para obtenção da certificação MCSE: Private Cloud. Windows 8: qualifica o profissional em suporte de computadores com esse sistema;
- Windows 7: qualifica o profissional a dar suporte ao sistemas empresariais no Windows 7;
- SQL Server: qualifica o profissional como desenvolvedor ou analista de banco de dados. Pode conseguir a certificação pára SQL Server 2008 e 2012, porém são certificações diferentes;
- Office 365: qualifica o profissional como administrador de software como serviços de SaaS ou de aplicativos em nuvem, com foco no gerenciamento empresarial como o SharePoint, Exchange e Lync.
Uma vez que conquistou a certificação MCSA, o profissional não precisará fazer novamente o exame.
Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE):
É um conjunto de certificações que qualificam o profissional em várias tecnologias, localmente ou na nuvem. Para fazer essas certificações, o profissional já deve ter certificação MCSA.
Vou descrever algumas certificações desse conjunto:
- Server Infrastructure: atesta que o profissional possui habilidades para administrar data centers com especialização em gerenciamento de identidade, gerenciamento de sistemas, virtualização, armazenamento e administração de redes;
- Desktop Infrastructure: atesta as habilidades do profissional em implementação e gerenciamento de desktops e dispositivos que oferecem acesso de qualquer lugar sempre levando em conta a segurança e a conformidade;
- Privete Could: atesta as habilidades do profissional para trabalhar com nuvem privada utilizando as tecnologias da Microsoft.
Há outras certificações que são Enterprise Devices and Apps, Data Plataform, Business Intelligence, Messaging, Comunication e Sharepoint.
A cada três anos será necessário realizar novamente o exame para as certificações MCSE.
Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD):
É um conjunto de certificações que comprovam as habilidades do profissional em desenvolver aplicativos locais ou na nuvem.
Entre as certificações estão:
- Windows Store Apps: especializa o profissional em projetar e desenvolver aplicativos para Windows 8 e que estarão disponíveis no Windows Store. Para adquirir essa certificação é necessário ter conhecimento em HTML5 e C#. Qualificará o profissional para cargos como desenvolvedor de software, desenvolvedor da web e engenheiro de qualidade;
- Web Applications: especializa o profissional em criar e implementar serviços e aplicativos para Web. Qualificará o profissional como desenvolvedor web ou administrador web.
Ainda existem as certificações Sharepoint Applications e Application Lifecycle Management.
O parzo para fazer novamente essa certificação é de dois anos.
Conclusão:
Essas certificações são bastante requisitadas no mercado de trabalho principalmente o MCP e MCSA. Com as certificações em mãos, tornará o profissional diferenciado fazendo com que o RH de uma empresa note seu currículo e provavelmente contrate esse profissional em vez de outro que não tenha essa qualificação. Geralmente o salário de quem tem certificações é de 30% maior de quem não tem. Para saber mais sobre outras certificações acesse os links abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário