quinta-feira, 9 de julho de 2015

Computação nas Nuvens

Em algum momento já ouvimos falar sobre Computação nas Nuvens, mas nem sempre paramos para pensar o que isso significa, suas implicações, vantagens e desvantagens do seu uso tanto por pessoas comuns e empresas. Por essa razão vou escrever sobre esse assunto.


Introdução:


Segundo a Wikipédia “ Computação nas nuvens vem do inglês could computing, e refere-se a utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo dos computadores e servidores compartilhados e integrados por meio da internet.”Isso vale dizer que podemos usar esses recursos para armazenar dados e utilizar aplicativos pela internet sem a necessidade de instalá-los em seu computador.

Imagine que através da internet você possa acessar um servidor que tem hospedado um determinado aplicativo que necessite usar como editor de planilha eletrônica, editor de texto ou jogo. Esse servidor teria o trabalho de processamento enquanto você apena precisaria de um monitor e periféricos para interagir com ele.


Empresas fornecedoras:


Algumas das principais empresas internacionais que oferecem serviço de computação nas nuvens:

Amazon: ela lançou esse serviço em 2006 pois tinha parte de sua infraestrutura ociosa. Usa a configuração Elastic Compute Coud (EC2).

Google: Todos seus aplicativos estão na nuvem como o Gmail, Google Docs e Google Spreadsheets. Como se isso não bastasse, a Google também é um player no mercado de PaaS com o Google App Engine.

Microsoft: ela chegou tarde mas pode ser considerada ambiciosa. A Microsoft os produtos de virtualização Hyper-V, de PaaS (Windows Azure), de IaaS (Windows Azure Controlador Tecido) uma oferta de SaaS (SharePoint Online, Office 365, CRM Online ), mecanismo de busca (Bing), navegador (IE) e uma plataforma de desenvolvimento preexistente (. NET).
Dropbox que é um servidor de armazenamento de na nuvem e que tem vários recursos como acessar arquivos offline, baixar torrents remotamente entre outras.

Também existem algumas empresas brasileiras que oferecem esse serviço:

RedeHost: ela oferece alguns serviços como hospedagem de sites, Email Marketing, Could Server entre outros. Com o Could Server é único servidor para vários aplicaticos.
LocalWeb: primeiro empresa com infraestrutura própria. Suas soluções estão baseadas nos seguintes segmentos: Primeira empresa brasileira a oferecer serviços de hospedagem com estrutura própria, a Locaweb completa 17 anos de uma trajetória de constante crescimento. Hoje, com uma ampla oferta de serviços para a internet, atende a diversos segmentos, com diferentes perfis de clientes. No mercado, suas soluções são segmentadas da seguinte forma: Infrastructure as a Service (IaaS), Platform as a Service (PaaS), Software as a Service (SaaS), Marketing as a Service (MaaS);
Under: Antiga Te Hospedo. Está no mercado desde 2002 e oferece serviço de could computing com link de 100Mbps e e um plano de armazenamento inicial de 20GB;
Central Server: fornece serviços gerenciados de computação em nuvem nas modalidades Infraestrutura e Plataforma de Hospedagem de Sites, Email e Backup Online. Foi fundada em 2000.


Vantagens e desvantagens:


Tem várias vantagens esse tipo de serviço. Uma delas não é necessário ter um computador potente uma vez que é tudo executado nos servidores remotos. A segunda vantagem é que todos os arquivos, dados e jogos podem ser acessados de qualquer lugar desde que tenha uma conexão com a internet.

Também há desvantagens. Esse tipo de serviço ainda gera desconfiança em relação a segurança, pois as pessoas querem que seus dados estejam um ambiente virtual e que não sejam vistos por outras pessoas. Além desse aspecto deve-se em conta que estamos acessando servidores remotos, ou seja, estamos sujeitos a qualidade da conexão com a internet e muitas vezes ficam lenta ou instável e isso prejudica a experiência com a computação nas nuvens.

 

Conclusão:


A cada dia que passa a computação nas nuvens torna-se uma necessidade devido à facilidade de acesso à internet, mobilidade e redução de custos tanto no hardware como no software. As grandes empresa vem dando atenção a ela e acredito que ela veio para ficar.

 

Links:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem

http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm

http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/dropbox.html

http://www.redehost.com.br/

http://www.locaweb.com.br/sobre-locaweb/empresa.html

http://under.com.br/institucional

http://www.centralserver.com.br/empresa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário