quinta-feira, 23 de julho de 2015

O Valor da Informação

Atualmente vivemos em um mundo que a informação é adquirida muito rapidamente e muitas vezes nem se quer conseguimos absorvê-la. Mas já se perguntaram o que é informação? Qual é sua importância? Qual é seu valor? É nesse ponto que quero falar: o valor da informação.
Segundo o Conceito.de “informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenômeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a base do conhecimento.”
A informação não tem um valor intrínseco, o valor dela é determinado especificamente por aqueles que as usam. Ao contrário de outros recursos corporativos como o dinheiro, pessoal ou equipamentos, é fácil alterar e reproduzir informações.
Apesar do uso do computador nos ajude a gerenciar as informações, nós ainda precisamos avaliá-las para tomar decisões, mas para isso precisamos levar em conta três fatores que influenciam o valor dessas informações. Esses fatores são oportunidade, precisãoe apresentação.


OPORTUNIDADE:o valor da informação está diretamente relacionado ao seu tempo de existência ou ao momento que ela é necessária (oportunidade). Um exemplo são os corretores da bolsa que precisam saber o valor presente das ações e títulos que eles estão comprando. Esses valores nos mercados financeirosmudam a cada segundo; se eles estiverem defasados por alguns minutos poderão ter prejuízos nas negociações das ações.
Outros consumidores de informações são menos exigentes. Um exemplo desse tipo de consumidor é construtora que precisa saber logo quais são os mais novos materiais e métodos de construção, porém não precisam dessas informações imediatamente. No entanto se a empresanão recebê-laspor um longo período, ela não terá tempo de desenvolver novos modelos baseado nas inovações recentes.
Quanto mais urgente for a informação, mais custará. Portanto, se a oportunidade for crucial para o valor das informações, as pessoas estarão dispostas a pagar mais para obtê-las.


PRECISÃO:em relação a computadores, precisãosignifica mais detalhes e automaticamente mais informações. Devemos levar em conta que informações 100% seguras e precisas são intangíveis, pois a informação é, na verdade, um meio-termo que atinge apenas uma fração dessas metas.
O corretor de valores obtém informações precisas como o preço exato de uma ação em um determinado momento e que será exibido nos terminais da corretora, porém essas informações não sãoextensas. O computador que mostra os preços não fala nada sobre a companhia e seus produtos e revela pouco sobre a tendência dos preços das ações.
Já no caso da construtora, as informações são muito detalhadas. Afinal, qualquer detalhe que for omitido eventualmente traduzir-seem uma casa ou prédio que simplesmente não ficará em pé. Além do mais, a informação deve ter uma vida mais longa do que os preços de ações, provavelmente em vários meses. Uma questão interessante nesse caso é que quanto mais detalhada for a informação, será necessário uma maior capacidade de armazenamento e isso custa dinheiro.


APRESENTAÇÃO:a apresentação é crucial para entendermos o valor de uma informação. Muitas vezes fica mais fácil para nós compreendermos as informações quando são apresentadas em forma de gráficos. Isso porque a imagem é capaz de transmitir uma ideia muito melhor do que números ou palavras.
É na apresentação de uma informação é o ponto onde realmente brilha a tecnologia. A tecnologia que permite correlacionar e processar uma grande quantidade de dados existe há tempos, mas somente com o surgimento dos computadores que começaram a apresentar resultados em formato em que a maioria de nós é capaz de compreender rapidamente.
Contudo isso percebemos que a tecnologia é cada vez mais importante para dia a dia das pessoas e das empresas.


Biografia:
Introdução da Informática, Peter Nortom


Link:
http://conceito.de/informacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário