sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Importância da rede de computadores

Apesar das guerras, o mundo está cada vez mais unido devido a internet. O que acontece na China vira notícia aqui no Ocidente em questão de minutos, pois essa notícia foi divulgada em sites em todo mundo. Mas eu pergunto o seguinte: alguém já pensou o que é internet? O que é uma rede de computadores? Por que eles são importantes nas nossas vidas? Essas e outras perguntas quero responder nesse artigo.



Conceito:


Segundo a Wikipédia “Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam o conjunto de protocolos padrão da internet (TCP/IP) para servir vários bilhões de usuários no mundo inteiro. É uma rede de várias outras redes, que consiste de milhões de empresas privadas, públicas, acadêmicas e de governo, com alcance local e global e que está ligada por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas.”


Como diz na segunda parte do conceito, é rede mundial de redes e que estão conectados através de backbones. Um backbone pode-se dizer que é a “espinha dorsal” que ligas as redes umas as outras através de de fibra ótica e hardware como o roteador. Os principais protocolos usados em um backbone é o ATM e Frame Relay.


Outro conceito que quero discutir é rede de computadores. Mais uma vez com a ajuda da Wikipédia “Uma rede de computadores é um conjunto de dois ou mais dispositivos (também chamados de nós) que usam um conjunto de regras (protocolo) em comum para compartilhar recursos (hardware, troca de mensagens) entre si, através de uma determinada conexão, podendo ser: por fio de cobre, fibra ótica, ondas de rádio e também via satélite.” Com esse conceito me faz lembrar de um professor que dizia que uma rede era um conjunto de dispositivos processados que utilizavam meios físicos ( ondas de rádio e cabeamento metálico) para enviarem informações entre eles. Acredito que devemos ver esses dispositivos como “nós” e não computadores, posso dar exemplos disso como o smartphone e impressora pois ambos tem processadores. Porém não se esqueçam que existem as impressoras wifi e elas possuem processadores.


ab99c-muito_fixe



Tipos de Redes:


A rede de computadores ou se preferirem de nós podem ser classificadas de da seguinte maneira:


Lan: é a rede local. É a rede que interliga vários dispositivos dentro de um espaço físico. Um exemplo é a rede do escritório ou de uma escola;
Man: é uma rede metropolitana. Ela conecta várias redes locais (lan's) com uma distância de alguns quilômetros e geralmente ficam dentro de uma mesma cidade. Um exemplo é a conexão entre as redes locais da matriz e filial de uma empresa que está na mesma cidade.
Wan: é rede de longa distância. Ela é maior que a man podendo atingir outro pais ou continente. Exemplo dela é a rede da GM, uma vez que essa empresa está em vários paises e precisam estar conectadas.
Baseado nos conceitos descritos em lan, man e wan, podemos dizer que existem as wlan, wman e wwan porém essas redes são versões “sem fio”.



Por que usar uma rede de computadores:


Depois de todos esses conceitos vamos o que interessa: o grande motivo do uso de uma rede é poder compartilhar os dispositivos evitando um gasto desnecessário.
Um exemplo disso é a impressora que podemos compartilhá-la entre vários computadores em vez de comprar uma impressora para cada um deles. Outro exemplo é ter um servidor de arquivos que seja bem robusto e adquirir desktops de hardware relativamente inferior gerando assim uma economia para empresa. Claro que é importante contratar um profissional para dimensionar a rede de acordo com as necessidades da empresa, caso contrário pode acarretar prejuízos.



Dimensionamento de uma rede:


Para a criação ou ampliação de uma rede de computadores precisa levar em conta vários fatores. Entre esses fatores estão o tipo de rede, tipo de dados, espaço ou área e ampliação posterior.


Tipos de redes: baseado no tipo de rede deve-se avaliar o equipamento que deve ser usado;
Tipos de dados: isso também influencia qual o equipamento que deve ser usado. Um exemplo é transmissão de imagem que precisa de switch e cabeamento gigabit em vez de megabit, pois precisa de grande velocidade de transmissão;
Espaço ou área: o espaço é importante para ver quantos metros de cabos serão usados ou no caso de uma rede wifi escolher o dispositivo que tenha maior potência de transmissão;
Ampliação posterior: ter a informação de possível ampliação da rede é importante e um exemplo é utilização de câmeras de segurança. Pode-se usar esses dispositivos em rede e criar um servidor de imagem, porém se o cabeamento for cat5e ou megabit ser uma “tortura” usar essa rede pela lentidão causada pelas imagens que transitam pelo cabeamento ocupando maior parte da banda de rede. Para evitar esse problema é necessário fazer a aquisição de dispositivos (placa de rede gigabit) e cabeamento (gigabit) necessários antes mesmo dessa possível ampliação e não precisar gastar dinheiro a mais desmanchando a infra-estrutura.



Segurança:


A segurança é de suma importância para manter as informações a salvo não usando-as de maneira criminosa. Para isso é necessário ter firewall, proxy, dispositivo de detecção intrusão entre outras ferramentas que protegerão sua rede, e em outro artigo já mencionei sobre o firewall.
Além dessas ferramentas tem que ter em mente a importância do uso de programas originais e evitar “crakeá-lo”, pois esses programas trazem vulnerabilidade e não sabe o que vem neles. Assim também evita problemas com autoridades responsáveis principalmente se programas forem usados por empresas. Esses programas e sistemas operacionais criam impacto no orçamento de uma rede, por essa razão deve-se conversar com um profissional de TI e desenvolver a melhor solução.


Custo de Implementação versus Custo de Manutenção:


Chegamos em outro ponto importante na questão de redes: a definição de custo de implementação e o custo de manutenção. O custo de implementação refere-se ao valor total do serviço que vai desde a aquisição de equipamentos até a mão de obra do profissional de TI. O custo de manutenção refere-se em manter o serviço funcionando depois dele já estiver implementado. Há um tempo já escrevi sobre o assunto.
O custo de implementação é inversamente proporcional ao custo de manutenção uma vez quanto melhor o equipamento menor será o custo de manutenção, ou seja, chama-se menos vezes o profissional.



Conclusão:


As redes de computadores são importantes para economia de recursos financeiros e até mesmo do meio ambiente, uma vez que não será necessário adquirir várias unidades do mesmo dispositivo, além uma melhor qualidade o trabalho dos funcionários, pois se um deles fez um determinado relatório não será necessário repeti-lo.
Independente das facilidades de uma rede de computadores é importante valorizar o profissional de TI. Ele tem o real conhecimento para definir o melhor para a empresa indicando soluções viáveis e de valor justo. O empresário deve esquecer seu sobrinho nerd, pois provavelmente ele tenha conhecimento, mas pode não ser o suficiente e isso trará consequências desastrosas como prejuízo.



Links:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet
https://pt.wikipedia.org/wiki/Backbone
https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/Introdu%C3%A7%C3%A3o
http://corporate.canaltech.com.br/o-que-e/infra/lan-wlan-man-wan-pan-conheca-os-principais-tipos-de-redes/
http://www.clubedainformatica.com.br/site/2009/03/17/como-dimensionar-uma-rede-sem-fio-para-ate-20-pcs/

Um comentário:

  1. […] https://blogideiastecnologicas.wordpress.com/2015/08/07/importancia-da-rede-de-computadores/ […]

    ResponderExcluir