terça-feira, 29 de setembro de 2015

Polêmica Uber

Olá a todos!
Nos últimos meses ouvimos notícias sobre o aplicativo do Uber, sobre o projeto de lei proibindo esse serviço em São Paulo, protestos e agressões dos taxistas em relação ao motoristas e passageiros que usam esse serviço etc. Mas porquê dessa polêmica toda que envolve o aplicativo da Uber? Para entender um pouco sobre esse assunto devemos saber como esse serviço funciona.




E-hailing:


Esse é um serviço na qual chama-se um táxi através de dispositivo eletrônico como smartphone e celular e geralmente utiliza-se um aplicativo. Essa tecnologia substitui os métodos tradicionais de chamar um táxi como ligações telefônicas ou típico “sinal com o braço”. As maiores vantagens desse tipo de serviço são:




  • Facilidade de pagamento: pode-se pagar a corrida através de cartão de débito/crédito quando utiliza-se o aplicativo;

  • Rapidez: esses aplicativos tem informações de localização do cliente através do gps do smartphone ou celular e essa localização é enviada é enviada em tempo real;

  • Custo: o custo de manter esses aplicativos é menor e isso reflete em um menor custo da corrida.
    Dois exemplos desse tipo de serviço são o 99taxis e Uber.
    A empresa 99taxis tem a maior frota de táxis no Brasil estando presente em 300 cidades. O aplicativo está disponível para IOS, Android e Windows Phone. O desconto na corrida é a partir de 20% e a 1ª corrida é gratuita.
    A Uber é um pouco diferente, pois os motoristas são particulares e não possuem licenças dos municípios como ocorre com os taxistas. Antes de entrar nessa questão quero falar sobre a empresa Uber.




História da Uber:


É interessante que muitas tecnologias surgiram devido a uma necessidade e não foi diferente com o surgimento da Uber.


Apesar da Uber ser um empresa americana, a ideia surgiu em Paris quando dois amigos chamados Travis Kalanick e Garrett Camp quandotiveram dificuldade de conseguir um táxi devido uma noite fria e de nevasca que assolava Paris. Ambostinham acabado de tornarem-se milionários devido a venda de um serviço de compartilhamento de arquivos online.


Quando chegaram ao EUA aprimoraram a ideia e em março de 2009 a dupla fundou a empresa que inicialmente chamava-se Ubercab. O aplicativo indicava a localização do passageiro por meio do GPS e foi lançado em 2010. O plano inicial era oferecer carros executivos com Mercedes-Bens S550 e Cadillac Escalade e o serviço era semelhante ao táxi de luxo. Esse tipo de serviço já era oferecido para hotéisde luxo e foi difícil convecer os motoristas a usarem o aplicativo, foi nesse momento que os motoristas brasileiros que faziam esse serviço para os hotéis foram fundamentais para a adoção do aplicativo, pois eles começaram a divulgar o aplicativo.




A Polêmica:


O funcionamento do aplçicativo da Uber é o seguinte: o motorista que deseja usar o aplicativo da Uber será necessário possuir um veículo de luxo. No Brasil os veículos podem ser Tucson, Fusion, Focus entre outros. Aqui está uma lista completa dos veículos aceitos de acordo com a categoria. Depois de se cadastrar baixa-se o aplicativo para o smartphone, caso não tenha a empresa pode disponibilizar um para o motorista. Com a parceria firmada, a empresa fica com 20% do valor da corrida.


O cliente também precisa baixar o aplicativo para poder usar o serviço. O aplicativo usa o GPS do smartphone para localizar o veículo mais próximo do usuário e é nesse momento que começa a polêmica.


Segundo os taxistas, nesse sistema a Uber assumiria o papel de uma central de táxi e acaba não se enquadrando na lei que rege a categoria. Já a Uber se defende dizendo que não oferece o serviço de táxi, porém o que oferece é a tecnologia. A Uber também acusa as cooperativas de táxi de cartel e faz uma campanha mais incisiva dando desconto de 30% nas corridas.




Conclusão:


Acredito que a tecnologia vem sempre ajudar no desenvolvimento dos serviços e profissões, e no caso da Uber não é diferente.


Esse polêmica é inútil, pois a Uber usa veículos de luxo. Uma empresa semelhante é 99taxis que surgiu em 2012 sendo que os motoristas são taxistas, mas o serviço de chamada e uso do GPS é mesmo.


Com a vinda da Uber ajuda na concorrência e isso geralmente melhora os serviços. Particularmente sou a favor de uma regulamentação desse tipo de serviço, mas sempre tem que haver a obrigação de beneficiar o usuário.




Links:


http://www.99taxis.com/


https://www.uber.com/pt/


http://www.relatodeumempreendedor.com.br/materias/uber-como-surgiu-essa-marca-que-esta-revolucionando-o-mercado-de-taxi/


http://www.parceirossp.com/veiacuteculos-aceitos.html

2 comentários: