Olá a todos!
Alguém sabe dizer se o sistema operacional que está em seu computador é software livre ou proprietário? Alguém sabe a diferença entresoftware livre e software proprietário? Nesse artigo quero falar um pouco sobre esses dois tipos de softwares demonstrando as suas diferenças.
Conceito:
Segundo o site Significados “Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como programas que comandam o funcionamento do computador.”Essa sequencia de instruções é chamado de código-fonte. Para fazer uma comparação “tosca”, o código-fonte é uma “receita de bolo”. O conceito de software livre e software proprietário está relacionado ao código-fonte, ou seja, é a permissão ou não de ter acesso ao código-fonte ou modificá-lo de alguma maneira. Também refere-se à distribuição, termos de uso e cópia.
No Software Livrepermite-se modificar ou adaptar o código-fonte sem a necessidade de pedir permissão ao seu proprietário. Ele possui 4 liberdades que são:
- Liberdade 0: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
- Liberdade 1: A liberdade de estudar o software;
- Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
- Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.
Para que as quatro liberdades seja satisfeitas é necessário que o código-fonte seja distribuído junto com o software. Essas liberdades foram criadas pela Free Software Fundation (FSF). Devo salientar que software livre se difere levemente do software open-source.
O Open Source Initiative(OSI) diz que a disponibilidade do código-fonte não é condição suficiente para tornar o software de código aberto. É necessário satisfazer dez critérios, inspirados nas Orientações sobre Software Livre do projeto Debian:
- Livre redistribuição: Sua licença não pode restringir ninguém, proibindo que se venda ou doe o software a terceiros;
- Código-fonte: O programa precisa obrigatoriamente incluir código-fonte e permitir a distribuição tanto do código-fonte quanto do programa já compilado;
- Obras derivadas: A licença deve permitir modificações e obras derivadas que possam ser redistribuídas dentro dos mesmos termos da licença original;
- Integridade do código do autor: A licença pode proibir que se distribua o código-fonte original modificado desde que a licença permita a distribuição de patch files com a finalidade de modificar o programa em tempo de construção;
- Não discriminação contra pessoas ou grupos: A licença não pode discriminar contra pessoas ou grupos;
- Não discriminação contra áreas de utilização: A licença não pode restringir os usuários de fazer uso do programa em uma área específica;
- Distribuição da licença: Os direitos associados ao programa através da licença são automaticamente repassados a todas as pessoas às quais o programa é redistribuído sem a necessidade de definição ou aceitação de uma nova licença;
- Licença não pode ser específica a um produto: Os direitos associados a um programa não dependem de qual distribuição em particular aquele programa está inserido. Se o programa é retirado de uma distribuição, os direitos garantidos por sua licença continuam valendo;
- Licenças não podem restringir outro software: A licença não pode colocar restrições em relação a outros programas que sejam distribuídos junto com o software em questão; e
- Licenças devem ser neutras em relação as tecnologias: Nenhuma exigência da licença pode ser específica a uma determinada tecnologia ou estilo de interface.
Ambas as entidades defendem o código-fonte livre, mas diferenciam-se na questão pragmática do software. Enquanto a FSF defende a liberdade não somente na questão técnica, como também no ponto de vista ético e moral. Já o OSI defende as mesmas características mas incluem algumas restrições adicionais focadas no modelo corporativo e em negócios comerciais elaborados em torno do software. A diferença sutil está no discurso e no público-alvo. Exemplo do software livre é GNU/Linux.
O Software Proprietárioé o software que está licenciado com direitos exclusivos para o autor. Esses direitos podem abranger patentes, limitações a exportação, restrição de uso etc. É proibido sua modificação e redistribuição sem autorização do autor. Exemplo de software proprietário é o Windows.
Software Livre vs Software Proprietário:
Cada tipo de software tem suas vantagens e desvantagens em relação ao uso. No caso do Software Livre, suas vantagens estão relacionadas ao acesso ao código-fonte podendo reduzir custos e esforços no momento da criação de um software pelo simples fato de não precisar “começar do zero”. Também há um grande número de desenvolvedores em torno do software que reduz o tempo para encontrar bugs (falhas) e corrigi-los. Do ponto de vista econômico, por ter maior número de fornecedores de um mesmo tipo de programa gera concorrência e isso é benéfico para os usuários, pois cada fornecedor vai tentar oferecer o melhor serviço possível a um preço atraente. A maior desvantagem é pouca experiência do mercado em relação ao software livre. Alguns softwares são gratuitos e isso gera uma certa desconfiança da parte das empresas.
O software proprietário também tem suas vantagens e desvantagens. As vantagens são a facilidade de implementação, maior facilidade de adaptação da parte do usuário, maior popularidade entre as pessoas. Porém suas desvantagens são: é pago, não tem acesso ao código-fonte, o usuário fica “refém” da empresa que ofereceu o software.
Conclusão:
A escolha entre o software livre e software proprietário vai sempre depender das necessidades do usuário empresarial ou doméstico. Essas necessidades podem ser de ordem financeira ou de logística, mas sempre é necessário fazer essa avaliação junto com o especialista em TI para que não acarrete prejuízos.
Links:
http://www.gnu.org/philosophy/open-source-misses-the-point.pt-br.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto
https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_propriet%C3%A1rio
http://www.significados.com.br/software/
Nenhum comentário:
Postar um comentário