terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Arch Linux

Olá a todos.
Depois de um período de férias resolvi escrever o artigo falando sobre Arch Linux. Escolhi falar sobre ele pelo simples fato de que o GNU/Linux é uma espécie de “coringa” quando não sei qual assunto abordar, além disso resolvi testá-lo para saber se é boato a o conceito do Arch Linux ser difícil de ser usado. A inspiração para fazer esse teste e posteriormente esse artigo foi quando escutava uma banda chamada Arch Enemy que tem um som pesado com grande influência no trash metal e death metal melódico, mas isso não importa muito agora. O artigo vai ser relativamente curto, porque ainda estou no processo de avaliação e comentar um pouco sobre sua história e características. Bom, chega de conversa vamos ao que interessa! ;)
O Arch Linux é uma distribuição que tem como suas principais características a flexibilidade e leveza sempre tentando manter sua simplicidade, tendo seu foco nas arquiteturas i686 e x86-64. Apesar dessas características, o Arch Linux obriga o usuário ter um determinado conhecimento em GNU/Linux fazendo que ele instale pacote por pacote até deixar do jeito que deseja. Assim o usuário terá mais conhecimento e controle sobre o sistema, porém ele deve ter tempo para ler a documentação do Arch Linux e realizar todos os procedimentos necessários.
Sua instalação é mínima tendo apenas o terminal de texto e mais nada. Devido a essa forma de instalação é necessário ter tempo e uma boa conexão com a internet. No primeiro aspecto precisa de um a dois dias para instalar, configurar e entender o sistema. Já em relação à conexão é importante que seja rápida, pois o funcionamento do sistema é baseado em baixar longa lista de pacotes e atualizações.
Seu gerenciador de pacotes chama-se pacmane é através dele que pode instalar, remover e atualizar os pacotes do sistema. O Arch Linux usa o modelo Rolling Release, que é um sistema de software na qual está em constante desenvolvimento, bastando uma atualização dos pacotes do sistema para obter o software mais recente.
O Arch Linux foi criado pelo canadense Judd Vinet, e sua primeira versão formal foi o 0.1 lançada em 11 de Março de 2002.




Considerações finais:


As impressões que tive até agora do Arch Linux é a necessidade de ter a documentação dele em mãos para realizara instalação. A razão dessa afirmação é simplesmente devido a um grande número de detalhes que se deixar de lado pode complicar a vida do usuário. Dou o exemplo de quando instalei o KDE na qual instalei o Plasma mas esqueci de instalar o kdebase e devido a isso alguns programas como o Konsole não foi instalado. Isso não significa necessariamente que o Arch Linuxseja difícil, precisa apenas ter atenção em todo o processo. É óbvio que falta muita coisa para eu testar como por exemplo a instalação do java, chrome, programa de imposto de renda, configuração do wifi etc. Todo o procedimento de instalação e pós-instalação será feito no virtualbox e pelo que vi não configurarei o wifi e nem a placa de vídeo Nvidia, mas isso será feito provavelmente quando resolver instalá-lo diretamente na máquina.
Assim que testar vou publicar um tutorial sobre o Arch Linux, porém ainda não sei se farei um vídeo ou artigo sobre o assunto.
Espero que gostem e comentem deixando sua sugestão ou crítica. Até breve.




Links:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Arch_Linux
https://www.archlinux.org/
http://www.hardware.com.br/livros/linux/arch-linux.html
http://www.guiadopc.com.br/analises/8739/arch-linux-leveza-e-simplicidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário