Olá a todos!
Estamos na época de fazer a Declaração de Imposto de Renda, e seuprazo de entrega começou dia 1º de março e vai até 29 de abril sendo que jáfaz alguns anos que a declaração é feita através da internet. A Receita Federal disponibiliza o programa para varias plataformas como para Windows, Linux e Mac, além de dispositivos móveis que tenham Android ou IOS (Apple).
Talvez algunsque estejamlendo esse artigo estão acostumados com o Windows, porém vou demonstrar que é fácil fazer a instalação do Programa de IRPF e Receitanet. Para esses usuários eu recomendo que assistam a videoaula “Instalação e Configuração do Debian”que está dividida em duas partes. Vamos ao que realmente importa. Tenho que informar que utilizo o Debian versão Jessie 64 bits e oambiente gráfico KDE.
Para a instalação dosprogramasde IPRF e Receitanet é necessário ter instalado o Java no computador e precisaser no mínimo a versão 1.7. O programa Receitanet é que vai realizar a transmissão da declaração. Para fazer o download dos programasacesse aqui.
Uma vez feito o download dos programas vamos instalar o java, para isso vamos abrir o Terninal em K > Aplicativos > Sistema > Terminale depois nos tornamos usuário root ou administrador com o comando su.
Agora vamos instalar o java através dos repositórios do Debian, pois quando fiz a instalação do Java que baixei do site Oracle não consegui fazer a instalação dos programas da Receita. O comando de instalação é: # apt-get install default-jdk. O JDK é ambiente completo que serve para criar e executar aplicativos em java. Já vem com JRE o ambiente mínimopara executar os aplicativos desenvolvidos em java. Caso queira instalar apenas o JRE basta substituir o default-jdk por default-jre.
Depois de ter instalado o Java vamos até o diretório onde estão os programas IRPF e Receitanet e vamos torná-los arquivos executáveis.
# cd /pasta-do-download
# chmod +x IRPF2016Linux-x86_64v1.1.bin // utilizo Debian 64 bits // Programa do Imposto de renda
# chmod +x Receitanet-1.07-x64.bin // programa Receitanet
Depois de realizar esses comandos torne-se usuário comum com o comando exit. Vão reparar que o sinal do terminal mudou e agora é o $, nesse momento entre novamente no diretório onde estão os programas e execute-os da seguinte maneira:
Primeiro execute o IRPF, depois siga os procedimentos que o programa indicar do mesmo jeito que acontece com o Windows: $ ./IRPF2016Linux-x86_64v1.1.bin
Os mesmos procedimentos servem para o programa Receitanet: $ ./ Receitanet-1.07-x64.bin
Depois do termino do processo vai ter duas pastas instaladas chamadas Programas RFB e Programas RFB2016. Elas estarão em K > Aplicativos. Para fazer a declaração basta acessar Programas RFB2016.
Terminou mais um artigo e percebe-se a facilidade que tem para trabalhar com o GNU/Linux principalmente o Debian. Claro que tudo que é novo precisa de tempo e dedicação para conhecê-lo, mas é preciso tentar antes de fazer qualquer julgamento. E mais interessante é que não precisa remover o Windows de seu computador para testar o Debian ou qualquer outra distribuição GNU/Linux, basta ter programas como o VMware ou Virtualbox para criar pc's virtuais.
Espero que tenha gostado e até a próxima.
Links:
http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2016/download/outros-sistemas-operacionais
http://economia.uol.com.br/imposto-de-renda/noticias/redacao/2016/02/29/declaracao-de-imposto-de-renda-2016-comeca-a-ser-entregue-amanha.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário