sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Abstração

Olá a todos! Agradeço pela presença no blog e o assunto de hoje é a Abstração.
Falar sobre a Abstração é até certo ponto difícil pois há vários aspectos que se não ficar atento pode tornar-se incompreensível, mas vou tentar explicar da melhor maneira possível e farei partindo de dois pontos de vistas: Ciência da Computação e do dia a dia.
O conceito de Abstração refere-se a distinção entre as características externas de um objeto e sua composição interna. É através dela é que podemos ignorar os detalhes internos de um dispositivo complexo como o computador ou automóvel e usá-los como unidade compreensível. No exemplo do automóvel, precisamos apenas saber dirigir e não precisamos ter o conhecimento do funcionamento da mecânica do motor. No mesmo exemplo, podemos dizer que o automóvel é fabricado de maneira hierárquica: no nível superior, é visto como uma coleção de grandes componentes como o motor, o sistema de suspensão e direção, sem se levar em conta os detalhes internos de cada sistema.
Quando falamos da abstração do ponto de vista da Ciência da Computação, nos permite criar, analisar e manejar sistemas grandes e complexos de computação que nos confundiriam se fossem vistos em sua totalidade em nível de detalhes. Vou tentar exemplificar.
Na Ciência da Computação temos uma visão abrangente, porém pode ser dividido em 4 partes:
  • Parte 1: Arquitetura da Máquina, que por sua vez divide-se em Armazenamento e manipulação de Dados;
  • Parte 2: Software, que divide-se em Sistemas Operacionais e Redes, Programação, e Engenharia de Software. Em Programação divide-se mais uma vez em Algoritmos e Linguagens de Programação;
  • Parte 3: Organização de Dados, que divide-se em Estrutura de dados, Arquivos e Banco de Dados.
  • Parte 4: O Potencial das Máquinas que divide-sem em Inteligência Artificial e Teoria da Computação. Já a Teoria da Computação divide-se em Computabilidade e Complexidade.
Cada parte pode ser considerado de nível de detalhes. Com efeito da abstração, cada nível de detalhes pode ser chamado de ferramenta abstrata. Um exemplo mais claro é o hardware do computador pessoal. O Sistema de computador pessoal deve ter os seguintes componentes: computador propriamente dito, monitor, impressora, teclado e mouse. Cada um desse componentes é um nível de detalhes ou ferramenta abstrata.
Porém devemos notar que a abstração não se aplica somente na ciência ou tecnologia. Ela é uma técnica de simplificação que aplicamos em nosso dia a dia e que moldou o estilo de vida da nossa sociedade e que talvez seria impossível ser diferente. Poucos devem ter pensado e entendido como as conveniências são implementadas. Nós ingerimos alimentos e vestimos roupas que sozinhos não poderíamos produzir. Usamos dispositivos elétricos como a TV sem entender a tecnologia que tem por trás dela. Usamos serviços de outros sem saber os detalhes de suas profissões.
Em cada avanço, uma pequena parte da sociedade se especializa em sua implementação enquanto o restante aprende usar os resultados como ferramentas abstratas. Graças ao aumento do estoque das ferramentas abstratas podemos avançar como sociedade em todos os sentidos.
Espero que tenham gostado e até a próxima!

Link:


Bibliografia:


J. Glenn Brookshear; Ciência da Comutação: Uma Visão Abrangente 

Um comentário: