sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Software Livre e Comunismo

Olá a todos! Agradeço pela presença no blog Ideias Tecnológicas.
Nós vivemos em uma crise política sem precedente que de alguma maneira levaram ao país a uma crise econômica grave. Graças a operação “Lava-jato” descobriu-se o maior esquema de corrupção da nossa história e talvez uma das maiores do mundo, o esquema chamado “Petrolão”. Nesse esquema surgiu nomes de peso da política brasileira como o do ex-presidente Lula que virou réu em 3 processos da “Lava-jato”, Eduardo Cunha que foi detido para investigação, Renan Calheiros que é investigado em 10 processos e sem esquecer de Antônio Palocci que estava em prisão domiciliar mas foi recolhido a carceragem da Polícia Federal. Além de tudo isso a ex-presidente Dilma Rousseff sofreu o processo de Impeachment porém manteve os direitos políticos que na minha opinião deveria ter perdido-os. Tudo isso não me surpreende porque infelizmente somos um povo corrupto, pois temos o maldito “jeitinho brasileiro” que quer sempre levar vantagem em tudo exemplo disso estão o ato de furar a fila do cinema, não devolver o troco que foi dado errado, “molhar” a mão dos agentes de trânsito para não ser multado etc. Então quando temos a oportunidade de conseguir um cargo melhor a tendência é fazer pior. Ainda bem que isso começou a mudar, mas devemos estar atento em não aceitar mais esse tipo de crime e também não devemos cometê-los para poder exigir da Justiça e dos políticos.
Tudo isso não me chama tanto atenção, o que fico preocupado e até mesmo irritado é ver a juventude principalmente que tem menos 30 serem “doutrinados” por professores de esquerda. Essa preocupação é maior em relação aos que estão na faixa etária entre 15 e 25 anos pois sofrem ou sofreram essa doutrinação com mais intensidade. No início eu via essa doutrinação mas eu não queria acreditar e achava que era paranoia da minha parte pelo simples fato que essa doutrinação é muito escancarada e acreditava que o jovem não era cego, mas nos últimos dias antes de escrever esse artigo surgiram alguns indícios dessa doutrinação por parte de partidos de esquerda. Porém muitos que estão lendo esse artigo ficaram na dúvida: “O que tudo isso tem haver com comunismo e software livre?” Calma, eu vou explicar! ;)
Muitos desses jovens que concluirão o ensino médio resolveram escolher cursos da área da tecnologia entre eles estão Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas entre outras e é natural no ser humano buscar assuntos que de alguma maneira possa ter relação com a sua própria crença. Além disso a ideia de escrever esse artigo surgiu quando pesquisava para o vídeo “Software Livre e Software Open Source” principalmente quando vi o vídeo de Sérgio Amadeu que falava sobre a importância do Software Livre principalmente na área da educação e nesse momento ele mencionou o nome “Paulo Freire” e tive a sensação de já ter escutado esse nome e que tinha alguma coisa haver com política mas não estava bem certo. Resolvi pesquisar e descobri que Paulo Freire era pedagogo e educador com uma forte influência do marxismo sendo autor de alguns livros como “A Pedagogia do Oprimido” e foi considerado o patrono da educação brasileira. “De repente foi por isso que a educação no Brasil está tão ruim.” Voltando! Surgiu a seguinte dúvida: “por que Sérgio Amadeu mencionou Paulo Freire quando explicava sobre o software livre?” “Será que é loucura da minha parte ou ele acha que o comunismo tem alguma coisa haver com o software livre?” Pesquisei um pouco mais sobre o comunismo e software livre para ver se tinha realmente alguma relação que liga esses dois assuntos e descobri que não tem nada haver um assunto com o outro, mas acredito que talvez as 4 liberdades que o software livre se baseia deve ter confundido os jovens comunistas que são adeptos desse tipo de software.
As 4 liberdades que menciono são:
  • Liberdade de executar o software para qualquer propósito;
  • Liberdade de estudar o software;
  • Liberdade de fazer cópias do software;
  • Liberdade de modificar o software e redistribuir as modificações em benefício da comunidade.
Em resumo essas liberdades permitem ao usuário fazer o que quiser com o software até mesmo vendê-lo ou entregá-lo gratuitamente. Acredito que essa confusão deve-se principalmente a palavra “comunidade” que está na última liberdade, pois no comunismo há a ideia de uma sociedade igual e sem divisão de classes sociais além de abolir o direito a propriedade privada. O problema dessa ideia é que cada indivíduo aproveita as oportunidades de maneira diferente pois somos diferentes mesmo que muitas vezes os indivíduos estão em mesmas condições sociais e financeiras. Voltando!
O Richard Stallman quando criou o Software Livre em meados da década de 1980 tinha o interesse de criar um sistema operacional livre na qual podia ser estudado, alterado e compartilhado sem a necessidade de qualquer autorização prévia do detentor do copyright do software, pois ele acreditava que a chave do desenvolvimento social estava no compartilhamento do conhecimento. Porém Richard Stallman nunca foi a favor da abolição da propriedade privada como propõe o comunismo, ele apenas propôs que possamos aproveitar as tecnologias digitais para nos relacionar melhor com o conhecimento. A ideia central do Software Livre é a liberdade de uso e não está relacionado com a gratuidade. Podemos vendê-lo pelo preço e forma que nos convêm e não há nada mais capitalista que isso ou será que estou enganado. No Software Livre não há condenação em querer ter lucro com ele desde que isso não se torne obstáculo para que o software seja compartilhado.
O Softwqre Livre não é um projeto comunista, ele apenas permite uma evolução social pois todos os recursos que surgiram beneficia uma determinada comunidade nada mais que isso. Um exemplo o dinheiro que uma empresa de Software Livre arrecadou fica na comunidade. Ele não tem ideologia política, sexual, cor, etc. Com tudo isso mencionado até agora eu faço a seguinte pergunta: “O que o Software Livre tem haver com o Comunismo?”


Links:





Nenhum comentário:

Postar um comentário