quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Software Livre e Economia


Olá a todos! Sejam bem-vindos ao blog Ideias Tecnológicas.
Eu quero fazer a seguinte pergunta para vocês: " Já pensaram que o Software Livre pode ajudar na economia?" É sobre isso que quero falar no artigo de hoje.
Já é sabido de todos que passamos por uma crise econômica muito forte, com a inflação em alta, a oscilação do dólar, baixo investimento no mercado etc, e o dinheiro cada vez vale menos. Isso nos obriga a reduzir nossos gastos substituindo produtos que estamos acostumados por outros com valores mais baixos, reduzir o uso do automóvel adotando a "carona solidaria" para economizar no combustível e passagens de ônibus ou lotação, reduzir o supérfluo etc. Isso cria um impacto nas empresas e também são obrigadas a reduzir custos e uma das formas que elas utilizam reduzir gastos é demissão, sendo que até o momento desse artigo há mais de 12 milhões de desempregados.  Porém provavelmente surgiu a dúvida do porquê da pergunta no início do artigo, mas vou tentar explicar como o Software Livre pode contribuir com a economia. Vou começar traçando dos aspectos: uso do software livre pelo usuário comum e o uso pelas empresas, e em ambos os casos levo em consideração as licenças e o suporte técnico.
No aspecto do usuário comum acredito que não haverá ajuda efetiva com o uso do Software Livre na economia do mesmo, pois a maioria deles não o adotaram por três razões. A primeira delas é o hábito da pirataria e isso deve-se aos altos valores das licenças dos softwares proprietários que o usuário comum está acostumado a usar. Para dar um exemplo a licença do Windows custa em torno de 810 reais e fica difícil alguém adquirir essa licença ganhando um salário mínimo, além que é extremamente fácil achar esse sistema operacional para realizar o download e de maneira gratuita. Outra razão está na falta de capacidade de sair da "zona de conforto" que muitas pessoas tem e isso as inibe buscar conhecimentos diferentes sendo óbvio que isso também aplica-se ao software livre, pois muitas pessoas dizem que é difícil usá-lo sem ter pelo menos tentado. A terceira razão é que são poucas escolas de ensino da área de TI que se aventuram em cursos voltados para o Software Livre devido exatamente pela acomodação do usuário de não procurar esse tipo de software. Essas foram as razões que que muitas pessoas não adotam, mas tem alguns pessoas que adotam o Software Livre e sou testemunha ocular dos benefícios dessa adoção.
Uma vez que o usuário comum adota, ele inicialmente tem um gasto relativamente um pouco maior em relação aos outros softwares porque ele precisa de um pequeno treinamento e ele acaba pagando por isso, mas geralmente isso é tratado com o profissional do suporte técnico. Posteriormente devido a estabilidade do Software Livre, o usuário gasta menos com o suporte técnico e mais em cursos específicos injetando dinheiro no mercado.
Já no aspecto da adoção do Software Livre pelas empresas, a economia será bem maior pelo fato das licenças serem gratuitas ou de baixo custo. Para dar um exemplo, a licença de uso da distribuição GNU/Linux Red Hat para desktop é de 49 dólares ou aproximadamente 150 reais e de 173 dólares ou aproximadamente 550 reais (dependendo da cotação do dia da leitura desse artigo) para o uso em workstation, já a distribuição Ubuntu assim como a suíte Stoq tem suas licenças gratuitas. Além disso, as empresas que estudam a possibilidade da adoção Software Livre precisarão fazer o levantamento de custos com as empresas de TI e uma vez decidido a favor da adoção vai gerar um movimento de dinheiro no mercado local em vez desse dinheiro ir para outra cidades ou até mesmo outros países. É claro que no primeiro momento o custo de implementação do Software Livre pode assustar, mas deve-se levar em conta que no passar do tempo esse valor se diluirá e o empresário vai se dar conta que valeu a pena o investimento devido a estabilidade desse tipo de software e isso reduzirá o custo de manutenção. É claro que deve-se ter um estudo de viabilidade pois nem todas as situações são propicias para adoção do Software Livre. Exemplo de que talvez não seja uma boa ideia a adoção do Software Livre é quando o valor do treinamento for muito alto principalmente se superar os valores das licenças de softwares proprietários.
Espero que tenha conseguido colocar meu ponto de vista sobre o assunto de hoje. Nos links abaixo estarão videos e artigos referentes ao assunto e para qualquer dúvida, critica, elogio ou xingamento deixem nos comentários. Um abraço a todos e até breve.

Links:


Valor da Licença do Windows:

Pacote Microsoft Office:

Licença Red Hat:

Ubuntu:

Stoq:

Nenhum comentário:

Postar um comentário