domingo, 27 de janeiro de 2019

Série Desktop Debian - Instalação de Programas


Olá a todos! Meu nome é Fábio C. Guedes e sejam bem vindos ao blog e canal Ideias Tecnológicas.
Esse artigo é o último da série Desktop Debian e vou mostrar como é fácil fazer a instalação de alguns programas no Debian.
Para realizar a instalação da maioria dos programas que estão nos repositórios do Debian basta dar o comando apt install programa. Esse procedimento já foi teito algumas vezes no artigos anteriores, então vou mostrar como fazer a instalação de alguns programas ao mesmo tempo. Para isso basta fazer o seguinte:
# apt install vlc kazam steam kdenlive virtualbox-2.6 google-chrome-stable
Nesse comando eu instalo os seguinte programas aou mesmo tempo:VLC: é um player de música e vídeo multiplataforma que toca a maioria dos frmatos de vídeos e músicas.
Kazam: faz print e filma a tela no pc;
Steam: programa que permite rodar games, mas depois de instalar esse programa devemos permitir que nosso usuário possa jogar. Para isso vamos fazer o seguinte procedimento:# usermod -a -G video, audio nosso _usuárioKDEnLIVE: é um editor de vídeos;VirtualBox:Permite criar máquinas virtuais e instalar sistemas operacionais inteiros, mas aqui é necessário baixar uma extensão e instalá-lo para habilitar os controladores USB. Primeiro baixe o pacote aqui. Abra o virtualbox e vá em Menu > Preferências > Extensões e clique no sinal de mais no lado direito da janela e vai até onde baixou a extensão.
O segundo método para a instalação do pacote abra o terminal e torne-se usuário administrador, depois dê o seguinte comando:
# VBoxManage extpack install Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack_VERSÃO.vbox-extpack
Google-Chrome-Stable: é o navegador Chrome

Conclusão:
Chegou ao fim a série Desktop Debian. Esses são os programas mínimos para tornar o Debian em desktop e provavelmente vocês perceberam que não foi difícil a instalação e configuração dos aplicativos. Tudo isso poderia ser feito através do Synaptic mas queria derrubar o “mito” da dificuldade do uso do Debian. Espero que tenham gostado do artigo e até breve!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário