sábado, 25 de maio de 2019

Série Distros Fáceis - Ubuntu

Olá a todos! Meu nome é Fábio C. Guedes e sejam bem-vindos ao blog e canal Ideias Tecnológicas. Após um bom tempo volto a escrever um artigo para o blog principalmente relacionado à série Distros Fáceis e vou tentar colocar o blog em dia.
Esse artigo é sobre o Ubuntu e deveria ter o feito na época que postei o vídeo sobre o mesmo, mas como mencionei anteriormente essa ideia veio algum tempo depois. Porém não vou perder mais tempo.

Introdução:

O Ubuntu é um sistema operacional GNU/Linux baseada no Debian, é de origem sul africana e tem sua tradução aproximada "humanidade para todos", e a empresa responsável pelo Ubuntu é a Canonical. O Ubuntu é uma das distribuição bastante popular e graças a ela que o próprio Debian tornou-se mais fácil de ser usada apesar de ainda ser uma distro semi-automática. Ela é tão popular que várias empresas de software já disponibilizam versões de seus softwares no formato .deb.

História:

O Ubuntu foi criado em 2004 por Mark Shuttleworth, um empreendedor sul-africano e dona da empresa Canonical. O Shuttleworth percebeu que o Linux tinha grande poder, mas sabia que possuía pontos fracos que impediam a sua adoção então resolveu desenvolver o Ubuntu tendo como base o Debian. Com próprios fundos, começou prensando CD's e distribuindo gratuitamente para os usuários finais de todo mundo. Graças a isso o Ubuntu cresceu rapidamente e a comunidade também se desenvolveu.
Com mais pessoas trabalhando com o sistema houve melhorias que chamaram a atenção de muitos. Em 2005 a polícia francesa começou a migração de toda sua infraestrutura para uma variante do Ubuntu economizando milhões de euros em taxas de licenciamento do Microsoft Windows. Em 2007 a Dell começou a colaborar com a Canonical vendendo computadores com Ubuntu pré-instalados. E em 2012 a Polícia Francesa migra todos os seus computadores para o Ubuntu.
A primeira versão do Ubuntu foi o 4.10 e seu lançamento foi em 20 de outubro de 2004. A primeira versão LTS, ou seja, primeira versão com Longo Tempo de Suporte foi o 6.06  e seu lançamento foi em 01 de junho de 2006. Nessa mesma data foi lançado o Xubuntu que nada mais é do que o Ubuntu com o ambiente gráfico XFCE. Em março de 2009 o projeto Lubuntu foi iniciado. O Lubuntu é o Ubuntu com o ambiente gráfico LXDE. Já o Kubuntu surgiu em 10 de maio de 2004, ele foi uma ideia de  Andreas Mueller que nada mais é do que o Ubuntu com ambiente gráfico KDE.
A versão até o momento desse artigo é 19.04 e sua versão LTS é 18,04.

Visão Geral:

O Ubuntu é uma distribuição baseada no Debian que se desenvolveu muito no decorrer dos anos a tal ponto que influenciou muito o próprio Debian. É uma distribuição que é utilizado para várias plataformas como sistemas de nuvens, desktop, internet das coisas, servidores e desktop. 
No caso dos sistemas de nuvens é uma das distribuições mais populares tendo a Amazom como uma das principais empresas que a adotam. O Ubuntu Core é utilizado na internet das coisas que vão desde controle residencial a drones, de robôs à sistemas industriais. O Ubuntu Server traz uma escalabilidade e economia para um datacenter sendo ele público ou privado. No caso do desktop, sua usabilidade é muito fácil além de achar um farto material na internet. 
Existem várias versões para desktop, são elas:
  • Ubuntu: com ambiente gráfico Gnome Shell. Requisitos mínimos são: Processador dual core de 2 GHz ou melhor, 2 GB de memória RAM, 25 GB de espaço livre no disco rígido, uma unidade de DVD ou uma porta USB.
  • Kubuntu: com ambiente gráfico KDE. Requisitos mínimos são os mesmos do Ubuntu.
  • Lubuntu: com ambiente gráfico LXDE. É recomendado para desktops mais fracos. Requisitos Mínimos: processador de 512 MHz ou mais rápido, 32 ou 64 bits; 512 MB de RAM; disco rígido de 6 GB; uma unidade de DVD ou uma porta USB.
  • Xubuntu: com ambiente gráfico XFCE. Também é uma boa pedida para desktops mais fracos. Os requisitos mínimos são quase os mesmos do Lubuntu a não ser do disco rígido que precisa pelo menos de 7,5 GB de espaço livre.
O Ubuntu possui a versão 64 bits, já o Kubuntu a última versão 32 bits é 18.04.2, depois somente 64 bits. O Lububtu e o Xububtu possuem as duas versões 32 e 64 bits.

Conclusão:

Com todas as variações do Ubuntu, ele pode ser utilizado em qualquer dispositivo até mesmo em pc's mais fracos com processadores de apenas 1 núcleo (32bits). Independentemente da versão, o Ubuntu é uma distribuição popular e muito fácil de ser usada. Ele é uma ótima pedida para que vem do Windows pois além da sua facilidade existe vários fóruns sobre o Ubuntu e um vasto material que pode ser encontrado pela internet. Um abraço a todos e até a próxima!

Links:

https://xubuntu.org/download/

Vídeos:

Instalação do Ubuntu:
https://youtu.be/2I2Mcldpvm8

Configuração do Ubuntu:
https://youtu.be/KgfX1BxsSSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário