segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Distribuições GNU/Linux ideais para pc's fracos.

Olá a todos! Meu nome é Fábio C. Guedes e sejam bem-vindos ao blog e canal Ideias Tecnológicas.
Faz mais de um ano que não escrevia um artigo para o blog, o principal motivo era a falta de inspiração em relação a assuntos que fosse relevantes e que tivessem uma boa qualidade na escrita. Peço desculpa por isso e prometo que farei o máximo para essa situação não se repitir. Vamos ao que realmente importa!
O Windows 11 será lançado no dia 05 de Outubro e houve mudança nos seus requisitos mínimos. Esses requisitos são: processador duo core 64 bits de 1 GHz, 4 GB de memória RAM, 64 GB de espaço em HD, tela com resolução 1366x768, compativel com UEFI Secury Boot e TPM 2.0 e gráficos compatíveis com DirectX 12 e WWDM 2.x. Além dessa mudança, a Microsoft se reuniu com a Intel e AMD e definiram 3 listas de processadores que serão suportados por essa nova versão do Windows. Aqui começa o grande problema para muitos usuários, pois esses requisitos não permitem o uso de muitos equipamentos que tem alguns processadores da Intel da 6ª e 7ª geração, a série A dos processadores da AMD que são alguns modelos. Apesar disso muitos equipamentos que tem aproximadamente 7 a 10 anos e que ainda podem ser considerados "parrudos" para usar softwares mais pesados, porém surgem algumas dúvidas: 

1) Vamos deixar de usar esses equipamentos? 

2) Vamos colocar fora esses equipamentos fora mesmo vivendo um momento difícil?

3) O que precisamos fazer para evitar esse tipo de desperdício?

A primeira coisa que precisamos fazer é avaliar as configurações de nosso hardware e verificar se realmente não se enquadra nos requisitos do Windows 11 e devemos checar as listas dos processadores que serão suportados pelo sistema. Vou deixar os links dessas listas no final do artigo. Depois dessa análise, se o processador não está na lista e descobrimos que nosso hardware não tem suporte à tecnologia TPM 2.0 temos duas soluções:

A) Usar Windows 10 até 2025: Nesse caso usaremos o Windows 10 até 2025, pois esse ano será encerrado o suporte às atualizações de segurança dessa versão. É o que aconteceu com o Windows 7 que teve o mesmo tipo de suporte até janeiro de 2020. Nesse caso temos algum tempo ainda e as empresas de software ainda criarão aplicativos para essa versão pois não querem perder dinheiro.

B) Usar GNU/Linux: eu sei que pareço um cara chato, um devoto de "São Linux", mas não é bem por aí. Realmente sou fã do GNU/Linux, faz mais de 10 anos que uso somente o GNU/Linux nos meus equipamentos tendo apenas o Windows em máquinas virtuais, mas eu não sou fanático pois sei que em alguns aspectos o Windows é superior, porém talvez essa será a única solução.

Como disse anteriormente precisamos avaliar o hardware. Caso o nosso hardware não tenha suporte à tecnologia TPM 2.0 e o processador não está nas listas não significa que ele não seja ruim, pois a maioria dos equipamentos qute tem no minimo 10 anos tem processadores muticore e possuem no mínimo 8 GB de memória RAM, além de um HD com no mínimo 500 GB. Nesse caso precisamos avaliar nossas necessidades relacionados algum software específico. Se software roda apenas no Windows podemos ficar com Windows 10 até termos condições de adquirir um equipamento novo que cumpram todos os requisitos e nesse caso devemos saber o "quanto vai doer no bolso". Nesse caso devemos saber que o suporte do Windows 10 vai até 2025 e devemos nos conformar que não é a versão mais atualizada. Caso percebemos que não precisamos de um software especifico ou que ele é multiplataforma podemos usar qualquer distribuição GNU/Linux, independente de ambiente gráfico. As distribuições que posso indicar são: Mint, Ubuntu, Elementary, Manjaro, Fedora, Red Hat, OpenSuse entre outras. Poderia até indicar o Debian, mas como ela é uma distribuição semi-automática talvez não seja tão apropriada para usuários novos.
Porém ate agora tenho falado para aqueles que tem um hardware mais "parrudos", porém existem aqueles que tem equipamentos com mais de 10 anos e que possuem configuração semelhante a esse:

Processador Duo-Core ou equivalente talvez Core 2 Duo ou Quad Core;
2 a 4 GB de memória RAM;
160 GB ou mais de HD;
Provavelmente não tem placa de vídeo offboard ou se tem algo como GS 7100 da Nvidia.

É incrível que ainda tenha usuário que utiliza esse tipo de equipamento. Recentemente eu formatei um netbook da Acer com processador Atom N570 de 1,66 GHz, 2 GB de memória RAM e 320 GB de HD. Nesse caso tive que instalar a distribuição Zorin Lite.
Nesses casos de equipamentos mais modestos com certeza não tem como usar Windows 11, e no exemplo que dei se quer o Windows 10 foi instalado. Então as soluções são: deixá-los "encostados", descartá-los como lixo eletrônico ou usar algumas distribuições GNU/Linux que sejam leves. Aqui vou indicar algumas delas baseadas na configuração mencionada acima.

1) Lubuntu / Xubuntu:

Na realidade é o Ubuntu com dois ambientes gráficos diferentes. No caso do Lubuntu o ambiente gráfico é o LXQT, já o Xubuntu o ambiente gráfico é o XFCE. São duas opções excelentes pois são completas trazendo aplicativos importantes para o nosso dia a dia além de um farto material na internet. São baseados no Debian e em ambos os casos têm somente a versão 64 bits. 

Requisitos mínimos para ambos:

Memória RAM: 512 MB;
Processador: Core Duo;
HD: 25 GB



Lubuntu




Xubuntu



Download:



2) Mint:

O Mint tem duas versões, uma baseada no Ubuntu e a outra baseada no Debian (LMDE). O Mint é extremamente fácil de ser usado e tem grande quantidade de material na internet, além de ter apenas a versão 64 bits assim como o Lubuntu / Xubuntu. Nesse caso é interessante baixar a versão com ambiente gráfico XFCE.

Requisitos mínimos:

Memória RAM: 1 GB (recomendado 2 GB);
Processador: Core Duo;
HD: 15 GB (recomendado 20 GB).



Mint XFCE


Download:



3) Zorin OS:

O Zorin OS é uma distribuição baseada no Ubuntu que também é extremamente fácil e ideal para que vem do Windows. Tem um boa quantidade de material na internet assim como acontece no Ubuntu. Existem quatro versões: Pro, Core, Education e Lite. A versão Pro é paga e até o momento que escrevo esse artigo essa versão custa U$ 39,00. 
A versão Lite é 32 bits e 64 bits.

Requisitos mínimos para Pro, Core e Education:

Memória RAM: 2 GB;
Processador: Core Duo de 1GHz;
HD: 15 GB (Core e Education) / 30 GB (Pro).


Requisitos mínimos para Lite:

Memória RAM: 512 MB;
Processador: 700 MHz;
HD: 10 GB.




Zorin OS






Download:



4) Manjaro:

O Manjaro é uma distribuição que é relativamente fácil. Ela baseada no Arch Linux e tem um bom suporte da comunidade Arch Linux. Tudo que fizer no Arch Linux se faz no Manjaro, mas talvez ela não seja ideal para usuários que terão o primeiro contato com o mundo do GNU/Linux devido a algumas expressões ou localização de alguns aplicativos. Acredito que talvez seja uma segunda opção depois de um "tempinho" para se familiarizar com o GNU/Linux, mas isso depende de cada um e nada impede de ir direto para ela. Basta querer estudar um pouco. Tem 3 ambientes gráficos com suporte do próprio Manjaro: Gnome, KDE e XFCE. O ideal nessa circunstância é usar o XFCE.
O Manjaro tem apenas a versão 64 bits.

Requisitos mínimos para o Manjaro XFCE:

Memória RAM: 512 MB;
Processador: Core Duo de 1 GHz;
HD: 30 GB.




Manjaro XFCE


Download:



Talvez vocês perceberam que algumas dessas distribuições tem apenas versões 64 bits, isso ocorre porque já faz aproximadamente 15 anos que foram lançados os primeiros processadores com dois núcleos de processamento (core duo). Hoje em dia os smartphones mais simples tem processadores com 4 núcleos de processamento e 4 GB de memória RAM. Isso ocorre porque versões 32 bits são para processadores antigos que tinham apenas 1 núcleo de processamento como os Pentium IV e V, sendo que essa tecnologia tem mais de 20 anos.  Como consequência as empresas de software vão deixar de produzir seus produtos para esse tipo de processador. As únicas distribuições que ainda tem versões 32 bits são o Debian e o Zorin OS, mas acredito que em breve elas vão deixar de ter essas versões.
Caso alguém tenha equipamentos com configuração mais modesta do que foi mencionado até aqui posso apenas lamentar a sua situação. Eu sei que vivemos em uma situação completamente a tipica e que ocorreu algo semelhante no início do século passado. O que posso fazer é indicar algumas distribuições para que quiser pesquisar sobre elas, mas não vou explicá-las porque artigo ficaria muito grande. Agradeço por terem chegado até aqui e um abraço.

Lista distribuições minimalistas:

Puppy Linux;
MX Linux;
Linux Lite;
Peppermint;
LXLE;
SparkyLinux.


Links:



Processadores Intel:


Processadores AMD:


Processadores ARM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário