Olá a todos!
Quem ler esse artigo vai estranhar, pois é diferente em relação aos outros.
O assunto de hoje é sobre "Custo de Implementação" e o "Custo de Manutenção".
Toda empresa que se presa necessita de um computador conectado à internet, impressora, programas, sistema operacional etc, porém tudo isso tem um "custo". Mas o que é custo?
Custo é todo gasto que se tem em relação a um determinado produto ou serviço. Em relação a tecnologia esse custo divide-se em dois tipos: custo de implementação e custo de manutenção.
O Custo de Implementação é todo gasto que se tem para adquirir produtos e serviços como por exemplo a compra de um computador, a licença do sistema operacional etc. Já o Custo de Manutenção é todo gasto que se tem para manter um determinado produto ou serviço funcionando como configuração do computador, instalação de servidor de Banco de Dados, manter o funcionamento da conexão entre os computadores, o provedor da internet etc. Esses custos sempre variam de acordo com a necessidade de cada usuário.
Os custos de implementação e de manutenção são inversamente proporcionais. Isso significa que quanto maior for o custo de implementação menor é o custo de manutenção.
Um exemplo é a aquisição do computador. Se comprar um computador da última geração vai ter um gasto grande (custo de implementação), porém o gasto em manter ele funcionando (custo de manutenção) vai ser baixo. Isso porque não será necessário comprar peça por um determinado período, apenas terá gasto com energia elétrica e internet. Mas ao gastar menos com a aquisição do computador terá maior gasto com manutenção tendo que comprar peças, pagar o técnico em informática o gasto de energia elétrica será maior etc.
Todo usuário deve ter isso em mente, principalmente o empresário. O principal motivo é que o empresário tem geralmente mais de um computador, e evitaria um gasto desnecessário. Tendo essa atitude pode contratar mais funcionários e melhor atender seus clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário