quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Retorno ao Debian

Olá a todos!

Peço desculpa pela demora da publicação desse artigo, pois tive um problema com a operadora Oi que me deixou dois meses sem internet e o pior que não foi por falta de pagamento, foi apenas mudança de endereço porém não vem ao caso.
Vou explicar os motivos do meu retorno ao Debian.
O primeiro motivo foi a instalação de uma série de codecs para rodar alguns tipos de arquivos como MP4 e FLV. Quando intalei o VLC já veio alguns deles como o AVI mas queria usar todos, então resolvi fazer os procedimentos descritos nos links abaixo:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Slackware/Como-instalar-PLUGINS-essenciais-no-SlackWare

http://www.slackbr.org/forum/viewtopic.php?f=200&t=14184

Com esses procedimentos eu consegui ver e ouvir a maioria dos meus vídeos e músicas.
O segundo motivo era fazer a instalação do programa da Receita Federal para a declaração do imposto de renda. Eu desejava testar para ver se era difícil a instalação, porém não achei.
Fiz os procedimentos descritos nos links abaixo:

http://rra.etc.br/MyWorks/2013/02/27/irpf-2013-em-slackware/

http://www.edivaldobrito.com.br/como-instalar-o-irpf-no-linux/

Também tentei converter o pacote .deb para .tgz, mas não instalou e não entendi o porquê. Confesso que não lembro das mensagens que retornaram e minha falta de paciência em procurar resolver essas questões.
Além dessas razões para meu retorno ao Debian devo citar o maior número de pacotes existentes e também estar mais familiarizado. Declaro que o Slackware é muito estável e pretendo continuar testando-o em máquina física que consegui.
Anteriormente eu tinha o Windows instalado em VM, mas percebi que tinha algumas dificuldades, então resolvi fazer um dual-boot com o Debian. Espero que os linux users não massacrem por causa disso, até porque não vou deixar de usar o Debian.
Um abraço e até a próxima!

Um comentário: