domingo, 24 de maio de 2015

Ambientes Gráficos do Linux

No universo Linux há vários ambientes gráficos como Gnome e o KDE e para usuário que se inicia nesse universo essa ideia de ter vários ambientes é confuso. Por essa razão que vou esse artigo.




Introdução:


O ambiente gráfico ou também conhecido como interface gráfica é um software que permite o uso do computador através de símbolos gráficos como ícones e indicadores visuais. Foi criado pela Xerox mas tornou-se um produto com a Apple. (Wikipedia)
A interação é feita através do mouse e do teclado, sendo que o usuário pode selecionar o programa ou dispositivo que é simbolizado por um ícone tendo um acesso rápido.
No Windows há apenas um ambiente gráfico padrão que na versão 8 chama-se Aero Glass. No Linux há vários ambientes gráficos entre eles estão Gnome, Kde e LXDE. Há outros e vou descrever os principais a seguir.




Principais ambientes gráficos do Linux


Vou descrever os principais ambientes gráficos para não me estender muito.


KDE: significa K Desktop Enviroment. É um ambiente gráfico organizado e estável tendo vários programas que permite o usuário interagir com o computador e provavelmente é o mais flexível entre todos os ambientes gráficos. Foi criado em 1996 pelo Matthias Ettrich e é multiplataforma podendo ser instalado no GNU/Linux, FreeBSD, Microsoft Windows e Apple Mac OS X. Tem como base as bibliotecas Framework QT e foi escrito com a lunguagem C++.
É extremamente personalizável podendo ser adaptado em netbook e tablets.


GNOME: (GNU Network Object Model Environment). É somente para as plataformas Linux e Unix. O Gnome tem apoio da Hewlett- Packard (HP), Mandriva, Red Hat, Sun entre outras. Foi criado em 1997 pelos Miguel de Icaza e Federico Mena Quintero tendo como base as bibliotecas GTK. Tem como meta a simplicidade, usabilidade e fazer as coisas simples funcionarem. O Gnome foi um dos primeiros a oferecer um ambiente totalmente livre para uso, redistribuição e alteração.
O Gnome chegou ao auge e cresceu juntamente com o Debian e Ubuntu, porém na versão 3 (Shell) o Gnome cai de produtividade e foi criticado. Por esse motivo o Ubuntu abandonou o projeto e criou sua própria interface chama Unity.


Unity: é ambiente gráfico desenvolvido pela comunidade Ayatana e adaptada pela Canonical para o sistema Ubuntu. O Unity foi lançada para a versão netbook do Ubuntu 10.10. Ao contrário de outros ambientes, o Unity não inclui programas porque ele foi feito para usar programas em GTK+ já existentes. No Ubuntu 11.04, o Unity era uma opção junto com o Gnome, mas a a partir da versão 11.10 virou o ambiente padrão.


LXDE: Essa sigla vem do "Lightweight X11 Desktop Environment". É um ambiente rápido, ágil e poupador de energia. O LXDE foi fundado em 2006 por Hong Jen Yee e é mantido por uma comunidade internacional de desenvolvedores. Sua base é linguagem C e GTK tendo seu código-fonte foi parcialmente licenciado sob os termos da Licença Pública Geral (GPL) e LGPL. Tem como características a economia de energia e exige pouco do cpu e memória ram, permitindo ser instalado em computadores antigos ou com recursos limitados.


XFCE: Foi fundado em 1997 por Olivier Fourdan e mantido por uma comunidade de colaboradores. Assim como o LXDE, o XFCE exige pouco hardware podendo instalá-lo em computadores antigos ou modestos. Ele usa a biblioteca GTK+2 para fazer interface com usuário.


MATE: o mate é um “fork”do Gnome2 e começou a ser desenvolvido por alguns programadores do Arch Linux que estavam descontentes com o Gnome3. Foi lançado em junho de 2011 e mantem as telas clássicas do Gnome2.




Conclusão:


Esses são os principais ambientes gráficos e há outros como Cinnamon e o Enlightenment, mas não quis mencioná-lo para o artigo não ficar muito extenso. Nos casos do XFCE, LXDE e Mate teve pouca explicação sobre eles porque muitos artigos que achei falavam mais como fazer a instalação do que descrição sobre eles.
Advirto ao leitor que meu objetivo com o artigo era apenas trazer um pequeno esclarecimento dos ambiente gráficos ao iniciante, pois o GNU/Linux é muito diversificado e isso as vezes pode atrapalhar na hora de decidir sobre o ambiente gráfico. Eu dou uma sugestão: experimente e teste todos os ambientes gráficos que puder e faça sua escolha de acordo ao seu gosto do mesmo jeito que fez a escolha da sua distribuição favorita.
Espero que tenham gostado e até breve!




Links:


http://pt.wikipedia.org/wiki/GNOME
http://pt.wikibooks.org/wiki/Linux_para_iniciantes/Ambientes_gr%C3%A1ficos
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Principais-Ambientes-Graficos
http://pt.wikipedia.org/wiki/KDE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unity_%28interface_de_usu%C3%A1rio%29
http://lxde.org/pt-br/lxde
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xfce
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ambiente-grafico-MATE-no-Sabayon-Linux

Nenhum comentário:

Postar um comentário