Introdução:
Há um crescimento do acesso da internet no Brasil. No ano de 2015, 48% dos brasileiros acessam a internet e ficam conectados cinco horas por dia, sendo que 92% dos usuários estavam conectados a redes sociais como o Facebook (83%), Whatsapp (58%) e Youtube (17%) e 67% que acessavam a internet estavam em busca de notícias. Não queriam apenas recebê-las, desejavam comentá-las, compartilhá-las e produzir informações. A internet é acessado através de vários dispositivos como celulares e tablets. No Norte o uso de banda larga móvel ultrapassou a rede fixa e isso ocorre devido a grandes dimensões e distâncias não permitindo a chegada das redes de dados e fibras óticas. Segundo o IBGE, as regiões Sudeste (57%), Sul (53,5%) e Centro-Oeste (54,3%) registraram os maiores percentuais de utilização da internet considerando-se todos os equipamentos. De acordo com a pesquisa, 48% dos domicílios possuem acesso a internet.
Conceito de site:
Pesquisei na internet um conceito para site a que achei melhor foi essa:
“Um site, website ou sítio é um conjunto de páginas Web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web. As páginas num site são organizadas a partir de um URL básico, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia observável no URL, embora as hiperligações entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierárquica dos arquivos do site. (Fonte: Wikipédia).”
Tipos de Sites:
São sete tipos de sites.
- Site institucional: é um ponto de encontro entre uma instituição e seus clientes. Geralmente são feitas por instituições comerciais, mas também podem ser feitas pelas instituições sem fins lucrativos. Quando se vê em um site links como Página Inicial, Contato, A Empresa e Contato, você está diante de um site institucional;
- Site Midiático: são sites informativos e com atualizações frequentes. Ao contrário do site institucional, o site midiático é dinâmico e tem maior interação dos leitores. Exemplos desse tipo de site são os blogs, fotologs, jornais e revistas;
- Site Aplicativo: é uma ferramenta on-line que pode ser utilizado diretamente pelo usuário e que pode substituir o programa instalado no computador. Um exemplo desse tipo de site é Google Docs.
- Site Banco de Dados: é um catálogo de registros e é mais comum ser usado em motores de busca como o Google;
- Site comunitário: Exemplo de site comunitário são os chats, sites de relacionamento, fóruns e afins;
- Portal: é um site que teria a maioria dos serviços da web em um único lugar;
- E-commerce: é um tipo de site que disponibiliza produtos para venda ou locação através da internet. O e-commerce está em alta no mercado por permitir vendas para clientes que estão em outras cidades ou países.
Sites e empresas:
Esse é o ponto do artigo que começa a fazer sentido. Todas as informações que descrevi até agora é para mostrar a importância do site para uma empresa.
Cada vez mais o internauta procura informações sobre pessoas, produtos, serviços e é por essa razão que o site torna-se fundamental para a empresa. O site torno-se um meio de comunicação entre o internauta e a empresa, é nele que vai ser divulgado informações relevantes, produtos e serviços oferecidos.
O site é apenas o primeiro passo. Não basta ter um site “bonitinho”, deve fazer um trabalho inteligente de planejamento junto aos mecanismos de busca, feeds de notícias e vínculos com redes sociais.
Outro fator importante é de contratar um Webdesigner para desenvolver o site, pois ele será a imagem da empresa na internet e por deve ser bem elaborado.
Antes de começar o projeto do site, a empresa deve fazer um levantamento entre seus clientes e saber o que fariam entrar no site e devem mostrar segurança para eles na hora da compra. Essa dica é importante pois 95% das empresas não tiveram sucesso na internet que esperavam.
Acima de tudo devo comentar sobre o aumento das vendas de produtos através da internet. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2014 houve um aumento de 27% em relação a 2013, movimentando cerca de R$ 39,5 bilhões. No mesmo ano, o e-commerce nacional ganhou mais 5 milhões de novos consumidores devido o crescimento da tecnologia, informações , segurança, comodidade e preços competitivos.
Conclusão:
Independente do porte da empresa não há desculpa para ela ficar sem um site, pelo simples motivo que a internet é um poderoso meio de comunicação e relacionamento entre a empresa e o cliente. Através de um site bem elaborado e com planejamento bem feito junto a mecanismos de busca, feeds de notícias e redes sociais como o Facebook e Twitter, a empresa vai desenvolver-se muito tendo um lucro espetacular.
Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Site
http://marketingfuturo.com/o-que-e-website-conceito-e-definicao-de-website-ou-site/
http://www.webartigos.com/artigos/o-que-e-um-site/15908/
http://ikaro.net.br/2009/10/sites-principais-tipos.html
https://www.google.com/docs/about/
http://www.marcomapa.com/tipos.html
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150429_divulgacao_pnad_ibge_lgb
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-da-sua-empresa-ter-um-site/21267/
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150429_divulgacao_pnad_ibge_lgb
http://www.oxigenweb.com.br/noticias/a-importancia-de-um-bom-site-para-sua-empresa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário