terça-feira, 12 de maio de 2015

Tecnologia nas empresas

Olá a todos!


Nos últimos meses estive ocupado com meu trabalho técnico e escrevendo para outro blog chamado Renda com a Internet, por esse motivo acabei não publicando artigos nesse blog. Com passar desse tempo percebi que o blog Renda com a Internet não trazia resultados além de não conseguir escrever para Ideias Tecnológicas, por esse motivo resolvi tirá-lo do ar. Vou deixar as desculpas de lado vou direto sobre o assunto de hoje que é a tecnologia nas empresas.




Introdução:


Na atualidade vivemos num mundo globalizado isso ocorre devido o desenvolvimento da tecnologia. A Internet conecta todo o planeta, uma notícia que ocorre na Ásia vira manchete imediatamente aqui no Ocidente em questão de minutos exatamente por causa dessa “grande rede”. Ela oferece informações de grande valia para pessoas como cuidar da saúde, arquitetura e esporte. Para estarmos conectados a essas informações precisamos de computadores e outros dispositivos como tablets e smartphones.
No caso das empresas não é diferente e é o que pretendo comentar no decorrer desse artigo.




Importância da tecnologia nas empresas:


Como disse anteriormente vivemos em um mundo globalizado e o empresário deve ter em mente que seu negócio não tem somente uma concorrência local, mas sim global. Por esse motivo as empresas devem ser eficientes e ágeis no momento de produzir seus produtos e serviços com o máximo de qualidade e menor custo. É nessa circunstância que a tecnologia é de suma importância para as empresas. Para os empresários tomarem decisões estratégicas e de gerenciamento de processos produtivos é necessário que eles consigam informações ultra recentes sobre o mercado e isso só se consegue através de dispositivos como o computador e que esteja conectado à Internet, pois sem essa ferramenta seria completamente impossível sobreviveriam nesse mercado tão competitivo.
O uso de computadores pelas empresas é basicamente para coletar, gerenciar e reproduzir uma ampla gama de dados comerciais, que vão desde registros médicos e financeiros até listas de peças para produzir e planejar novos produtos.
Há outros usos do computador por uma empresa. Com eles podemos armazenar informações para construir simulações que variam de simples análises de hipóteses (what-if: o que acontece se), ilustrações e animações de novos produtos, prever efeitos de decisões comerciais. O profissional de marketing pode usar software de apresentação para testar slogans em pequenos grupos de clientes antes de se comprometer com uma campanha grande.
Os computadores também ajudam na comunicação entre as pessoas de forma direta e indireta. Exemplos dessa comunicação são Skipe, Wattsap, e-mail e redes sociais como Facebook e Twitter.
Além de todas essas situações, o uso da tecnologia principalmente o computador é de grande ajuda na economia da empresa. Uma tecnologia bastante usada hoje em dia é a telefonia voip (voz sobre ip), que permite o uso da Internet e computadores para ligações telefônicas sendo que a empresa pode ter uma economia de até 80% na conta telefônica.
O uso da tecnologia em uma empresa é tão importante que em alguns casos há uma equipe de funcionários com funções específicas nessa área. Tem funcionários que são responsáveis pelo markenting nas redes sociais, outros trabalham administrando a rede de computadores, outros no website da empresa e assim por diante. E esses tipo de funcionários podem corresponder uma boa parte do quadro de contratados.




O uso dos computadores nas empresas:


O uso dos computadores são usados em três áreas definidas como aplicações verticais, produtividade pessoal e informática para grupos de trabalho.Essas categorias descrevem a maneira como opera o sistema computacional.


Aplicações Verticais:são programas que executam todas as fases uma função. Esse tipo de aplicação geralmente rodam em uma combinação de mainframe, mini e microcomputador. Um exemplo típico desse tipo de aplicação é sistema de contabilidade bancária, que registra todas as transações que ocorrem durante o dia e faz ajustes necessários aos saldos das contas. É sistema vertical porque trabalha com todos os aspectos da empresa como depósitos, retiradas, transferências etc e que são controlados por esse único sistema.
Aplicações para Produtividade Pessoal: focalizam as tarefas executadas pelos usuários. Na atualidade, os computadores estão virtualmente em todos escritórios. Exemplos desse tipo de aplicação são editores de texto e planilha eletrônicas. Ao contrário das aplicações verticais, que focalizam basicamente o processamento de dados, as aplicações de produtividade pessoal seu processamento está focalizado na interface do usuário permitindo que esses programas tornam-se mais consistentes e mais fáceis de usar.
Informática para Grupos de Trabalho: Combina elementos da produtividade pessoal com aplicações verticais para criar programas que permite grupo de usuários trabalhar na direção de uma meta comum. O exemplo mais comum desse aplicação são grupos que tenha muito contato com clientes como telemarkenting e vendas, pois os programas para grupos de trabalho asseguram que todos transmitirão a mesma mensagem aos clientes. A informática para grupos de trabalho é possível por redes locais (LANs)que ligam os microcomputadores e permitam que eles processam as informações e compartilham recursos cooperativos.




Empresas e Informações


Para uma empresa, a informação é um item intangível que é capaz de afetá-la. A previsão sobre o desempenho do mercado de ações, plano de novos produtos, avaliação de empregados, lista de preços etc, podem ser considerados informação. As empresas precisam de informações para tomar decisões sobre características de produtos, esforços de marketing e investimentos, entre outras coisas.
Hoje torna-se mais importante ter essas informações sempre atualizadas, pois os ciclos de vidas dos produtos são menores e isso significa que as janelas de oportunidades são cada vez mais estreitas. Para a empresa ser lucrativa, ela precisa ter informações de como o mercado está se comportando em um determinado período. Com essas informações, a empresa pode transfoná-las rapidamente em produtos que os consumidores desejam e essa é a chave para mantê-la nos negócios, caso contrário, a empresa que não está vem informada será deixada para trás e até mesmo entrar em falência.




Outros dispositivos nas empresas:


Na atualidade há uma grande demanda de dispositivos móveis no mercado que é caso basicamente do smartphone, tablet e notebook. Esses dispositivos são grandes aliados das empresas desde que sejam usados de maneira correta. Para isso basta desenvolver os aplicativos que foram mencionados anteriormente para esses dispositivos, além de criar algumas restrições de uso como o acesso a redes sociais. Esse controle fica fácil se esses dispositivos forem de propriedade da empresa, pois assim eles podem ter uma programação bem especifica para cada setor.
Essa politica de controle é importante, pois pode ocorrer distrações principalmente devido ao vício na Internet. Esse vício já é considerado patológico sendo que em alguns países como Estados Unidos, Coreia do Sul e China tem centro de tratamento para essa patologia. Já no caso do Brasil, os dependentes são internados em clinicas de tratamento de drogados para tratar os sintomas.
Mesmo assim com esses dispositivos, o trabalho pode ser realizado fora da empresa trazendo maior produtividade.




Conclusão:


A informação é fundamental para qualquer empresa, mesmo que ela não esteja conectada. Baseado nisso acredito que qualquer empresa ou instituição deve fazer uma pesquisa de mercado para manter-se atualizada, e isso significa que é importante ter informações para uma tomada de decisão e não sair no prejuízo. Geralmente eu conselho as empresas que não tem um dispositivo adquirir um e conectar-se à Internet, pois toda informação é de suma importância e será mais fácil e rápido ter essa informação na Internet. Assim essa empresa não ficará para trás e o risco de fechar as portas é pequena.
Um abraço a todos e até a próxima!




Bibliografia:


Introdução à Informática, Norton Peter




Link:


http://corporate.canaltech.com.br/noticia/smartphones/Smartphone-o-inimigo-numero-1-das-empresas/

Um comentário: