quinta-feira, 21 de maio de 2015

VOIP e Empresas

Nós temos visto uma evolução assustadora da tecnologia principalmente a partir de
2000 e uma das ferramentas tecnológicas que mais chama atenção é o VOIP. Nesse artigo vou falar sobre conceito, vantagens e desvantagens do uso dessa ferramenta, principalmente visando as empresas.

 

Introdução:


A sigla VOIP vem do inglês Voice over IP que significa voz sobre ip. Essa tecnologia usa a internet ou qualquer rede de computadores que utiliza o protocolo de internet ou do inglês internet protocol (ip) para realizar chamadas telefônicas. A voz é digitalizada transformando-a em pacotes de dados e transmitida para uma rede local (lan) ou para internet.
A telefonia ip é uma variação do voip, ou seja, ela também digitaliza a voz transformando-a em dados e transmite pela rede, porém com a telefonia ip tem serviços típicos de telefonia como transferência de chamadas, chamadas em espera etc.

 

Funcionamento:


Antes de começar quero explicar a termologia voip convencional. Resolvi utilizar esse termo para distinguir a modalidade de voip, ou seja, se os equipamentos serão conectados diretamente na rede local (lan) ou serão conectados nos computadores. Independente do caso, todos eles vão converter o sinal analógico da voz em sinal digital e esses equipamentos transmitirão pela rede.

Telefonia IP


Essa modalidade de voip, os equipamentos são conectados diretamente no roteador ou switch recebendo um endereçamento da mesma maneira que o computador. Os equipamentos usados são:

  • Telefone Ip: ele converte a voz em pacote de dados e envia para o roteador ou switch na qual está conectado. Esses dispositivos enviam os pacotes para a internet ou rede local respectivamente. O conector deste equipamento é rj-45 sendo diferente do telefone convencional que é o rj-11. Uma vez instalado, o usuário utiliza o telefone ip da maneira que o telefone convencional.

  • ATA: a sigla vem do Analogue Telephone Adapter. Ele serve como adaptador para o uso do telefone convencional e é conectado diretamente ao roteador ou switch da mesma maneira do telefone ip. Ele converte o sinal analógico do telefone convencional em pacote de dados e envia-o para o roteador ou switch;

  • PABX: é um centralizador de linhas telefônicas e ramais. Quando refere-se a voip ele acaba servindo como uma espécie de proxy, gerenciando as permissões dos usuários.
    O princípio da comunicação através da telefonia ip é semelhante a telefonia convencional diferenciando em alguns pontos. Na telefonia convencional as centrais telefônicas são hierárquicas e inteligentes. Na telefonia ip não há centrais telefônicas e por consequência não há hierarquia, e seus roteamentos são especializados.


Voip convencional:


Nessa modalidade utiliza-se o kit multimídia e softphone e eles são conectados ao computador.

  • Kit multimídia: geralmente são o microfone e caixas de som. Algumas vezes utiliza-se os headsets;

  • Softphone: é um aplicativo que simula um telefone e que permite fazer ligações de um computador. Para usar os softphones é necessário fazer o cadastro de um username e senha para se comunicar com outras pessoas. Se for utilizar de provedores de voip pagos, eles fornecerão o username e senha. Exemplos desse tipo de software são: 3CXPhone, EyeBeam e Pangolin. O Skype é um softprhone mais usado hoje em dia e é gratuito desde converse com usuário que também use Skype, caso queira ligar para um telefone convencional deve comprar crédito. Aqui tem algumas operadoras de voip no Brasil: Vono, Globalvox e Tellfree.
    O funcionamento da telefonia pela internet é bem simples. O sinal analógico da voz é digitalizada e transformada em pacotes de dados e enviada para uma central preparada. A central envia pela rede (internet ou lan) e utiliza o protocolo ip. Ao chegar a outra central, a voz digitalizada é novamente transformada em analógica. No caso de telefonia ip essa central pode ser o PABX, ata ou telefone ip. Já no voip convencional quem faz esse trabalho é softphone e do computador.



Vantagens e desvantagens:


Para saber se vale a pena o uso de voip pelas empresas deve avaliar as vantagens e desvantagens, pois se não forem bem observadas pode ocorrer um prejuízo considerado além da perda de tempo.

Vantagens:
Baixo custo: as taxas de ligações são bastante baixas. A empresa pode ter uma economia de 40% em ligações locais, 80% nas ligações interurbanas e 90% nas ligações internacionais, pode até ser até gratuitas se forem da mesma provedora de voip ou se usam o Skype;
Conferências: na telefonia convencional apenas duas pessoas podem conversar. No caso da telefonia celular até pode haver conferências mas a ligação é muito cara, já no caso do voip isso não ocorre. Pode ter uma conversa com mais de duas pessoas realizando até mesmo uma reunião;
Chamadas internacionais: como elas são feitas através da internet não é necessário usar o DDI ou operadoras para concluir as ligações;
Interação: com o uso do voip pode fazer a interação entre dois setores da mesma empresa ou entre matriz e suas filiais;

Desvantagens:
Energia: quando falta energia elétrica fica impossível fazer ligação voip porque sem ela o roteador que dá a permissão de acesso a internet fica desligado e isso não ocorre com a telefonia convencional. Esse fato ocorre devido as centrais telefônicas convencionais fornecem energia pois elas tem geradores;
Qualidade das ligações: O voip ainda precisa uma boa conexão com a internet, mas infelizmente essa realidade ainda está distante no Brasil. As taxas de transmissão são baixas e nem todos podem usufruir desse serviço, isso piora quando a rede local fica congestionada devido a má configuração ou péssima infra-estrutura da rede;
Dependência de computadores: o voip convencional depende do uso dos computadores, sendo que uma chamada pode sobrecarregar o sistema. Imagine que esteja utilizando softphone para fazer uma ligação e precise abrir outro aplicativo. Nesse momento sobrecarrega o processador e percebe-se uma piora na qualidade da ligação. Algumas vezes acontece de cair a ligação no meio da conversa. No voip convencional, as ligações ficam sujeitas as problemas dos computadores.


Conclusão:


A internet desenvolveu-se muito nos últimos anos e várias ferramentas que focam a “grande rede” são cada vez mais utilizados e o voip não é exceção, porém existem casos do uso desse tipo de telefonia que foram bem sucedidos e outros não. A diferença entre essas situações está intimamente ligado ao estudo de cada caso.
Com isso quero dizer sobre a importância do usuário e principalmente o empresário chamar um profissional de TI para que possa levantar as suas necessidades e demonstrar as vantagens e desvantagens do uso do voip principalmente em questão do custo de implementação.
Se mesmo assim o empresário ainda estiver na dúvida na implementação dou uma dica muito importante que é a utilização do Skype no computador de casa. Através dele pode fazer ligações gratuitas ou adquirir crédito, pode adicionar os seus contatos pessoais e empresariais no computador de casa. Passando esse período de teste pode implementar gradualmente o voip e de acordo com as necessidades da empresa que foi anteriormente levantadas.

 

Links:


http://brasil.blog.nimbuzz.com/2010/08/02/voip-o-que-e-como-funciona/
http://www.101coisas.com/o-que-e-o-voip-e-para-que-serve/
http://nfs.net.br/o-que-e-voip-e-quais-sao-seus-beneficios/
http://www.pabxintelbras.com/o-que-e-pabx/
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/saiba-mais-sobre-voip/99
http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefoniaip_x_voip.php
http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefonia_pela_internet.php
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_5.asp
http://globalvox.com.br/
http://www.falevono.com.br/portal/residencial/
http://www.tellfree.com.br/

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