terça-feira, 9 de junho de 2015

Solução “Android” para Empresas

Quem ler esse título vai achar no mínimo estranho ou um trocadilho infame, mas o objetivo é chamar a atenção sobre o aumento do uso do Android e seus apps pelas empresas.
Quero demonstrar que tem várias formas de usar a tecnologia no dia a dia das empresas. Talvez algum leitor já tenha visto um representante fazer a encomenda de seu produto através de um smartphone ou tablet e é bem provável que esse dispositivo venha com android. Tem vários exemplos de aplicativos ou também conhecidos como app's para os diversos setores do comércio como fluxo de caixa e no decorrer desse artigo vou mostrar alguns deles.

Introdução:


Segundo Wikipédia “Android é um sistema operacional móvel (SO) baseado no núcleo linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário baseada na manipilação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV (Android TV), carro (Android Auto) e relógio de pulso (Android Wear). O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual.”
Inicialmente foi desenvolvido pela empresa Android Inc que foi fundada em 2003. O sistema tinha objetivo servir para equipar câmeras digitais, mas em seguida perceberam que era um mercado restrito. Então resolveram transformar o Android em sistema operacional para dispositivos móveis e competir com o Symbian e Windows Mobile.
O Google adquiriu a Android Inc em 17 de agosto de 2005 e nesse periodo ninguém conheciam essa empresa. Com essa aquisição do Android Inc surgiu a especulação de que o Google iria entrar no mercado de dispositivos móveis, porém em 5 de novembro de 2007 surgiu a Open Handset Alliance. A a Open Handset Alliance é um consórcio de várias empresas do ramo da tecnologia que tinham como objetivo criar uma plataforma padrão aberto para dispositivos móveis. Entre essas empresas estavam o Google, Sansung, Sony, HTC, Sprint Nextel, T-Mobile e fabricantes do chipset Qualcomm.
Também importante é explicar o conceito de app. App é abreviação do inglês application que traduzindo significa aplicativo, programa ou software. Esse conceito torna-se muito vago pois o aplicativo pode ser para dispositivos móveis como tablets e smartphones, como também para desktop. Claro que o termo app ficou mais conhecido quando refere-se aos dispositivos móveis.

Dispositivos e o Android:


Atualmente o Android é o sistema operacional mais usado em dispositivos móveis como celulares, smartphones e tablets, porém ele foi desenvolvido para outros dispositivos e vou descrevê-los a seguir:

TV Inteligente: também conhecida como smart tv, ela combina dois maiores meios de comunicação existentes hoje: a tv e a internet. O Google desenvolveu o Android tv exatamente para funcionar como interface desse equipamento. Com o Android TV pode acessar a inetrnet principalmente os sites como Netflix e Youtube.

Automóveis: Android Auto é aplicativo que integra seu automóvel ao seu smartphone ou celular tornando mais fácil usá-los durante a condução. Com o Android Auto pode controlar a música, a navegação através do Google maps e até atender seu celular sem perder o foco na estrada. Modelos de automóveis que usam o Android Auto: Fox 2016 da WV e Sonata 2015 da Hyunday entre outros.

Smartwatch: ou relógio inteligente. É um relógio que serve como segunda tela do smartphone. Ele usa a internet e possui aplicativos que podem mostrar informações e operar recursos do telefone. O Android Wear é sistema operacional desse tipo de relógio. Alguns modelos de smartwatches com Android Wear são o Moto 360 da Motorola, Gear Live da Sansung e Watch Urbane da LG.

Smartphone: tradução literal “telefone inteligente”. É um hibrido entre o celular e o computador, podendo receber chamadas telefônicas como ter programas semelhantes ao de um computador como mensageiros instantâneos. Seu hardware é mais potente do que o celular e menos do que computador. Modelos de smartphones que usam o Android: todos da linha Xperia da Sony Ericson como o Z3 e Moto G da LG.

Tablet: é uma espécie de computador portatil em forma retangular que se assemelha com uma prancheta. Tem como funções o acesso a internet, redes sociais, fotografar, assitir vídeos, ler livros (e-books) entre outros. Alguns modelos de tablets: Sansung Tab 3, LG G Pad V400 e Dell Venue 7.

Android e empresas:


Cheguei ao ponto mais importa do artigo que é a utilização do Android pelas empresas brasileiras.
Segundo o site Teletime News, mais de 91% dos dispositivos móveis no Brasil utilizam o Android, e muitos devem pensar “o que essa informação tem haver com empresas?” e dou seguinte resposta:
Baseadas em números como esse, muitas empresas perceberam que na atualidade nós ficamos cada vez menos na frente de um desktop, porém estamos cada vez mais conectados na internet e redes sociais. Por essa razão começar contratar especialistas para desenvolver aplicativos para tablets e smartphones e também perceberam que pode sair mais em conta adquirir esses equipamentos do que pc's. Abaixo mostra alguns aplicativos interessantes que auxiliam empresas no planejamento:

PAI (Programa de Acessoramento Intensivo): tem como objetivo dar uma base de sustentação para negócios em fase inicial ou para empresa que, precisam de suporte para amadurecimento de gestão.
Simulador de Importação: permite que empreendedores fazerem cálculos estimados na compra de produtos importados.
Intercom: permite filtrar informações, autorizar negócios e ter acesso fácil aos dados de seus contatos profissionais como nome e telefone.
Easy Táxi: aplicativo de solicitação de táxi. O Easy Táxi é um app brasileiro que já é usado em mais de 170 cidades no mundo. A empresa já capitou mais de US$ 77 milhões.

VivaReal: é um portal imobiliário que conecta o consumidor ao imóvel ideal por meio de mais de 2,5 milhões de anúncios para compra e locação. A plataforma já levantou um valor de R$ 170 milhões em cinco anos.

ZeroPaper: é um aplicativo de controle financeiro simples para desenvolvido para autônomos, liberais profissionais liberais, MEI's e micro empresas.

Controle de Vendas: é um app que permite o cadastro de clientes e de vendas, permite criar relatórios completos e fazer backups.

Comanda eletrônica restaurante: é um aplicativo desenvolvido para dar maior agilidade de atendimento em restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos comerciais.

Conclusão:


Os programas acima são apenas alguns exemplos de como os smartphones e tablets com o sistema operacional Android podem ser usados. Sempre quando penso no uso da tecnologia de um modo geral devemos ter em mente que a nossa imaginação deve ser o limite e acredito que nesse aspecto não deve ser diferente.

Links:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Android
http://www.telefonescelulares.com.br/o-que-e-app/
http://www.android.com/auto/
http://www.teletime.com.br/23/09/2014/android-esta-em-91-6-dos-dispositivos-moveis-vendidos-no-brasil-no-primeiro-semestre/tt/392623/news.aspx
http://ideiastecnologicas.blogspot.com.br/2015/05/importancia-do-site.html
http://pai.org.br/
http://www.baguete.com.br/noticias/15/12/2014/sete-brasileiros-nos-melhores-apps-do-ano
http://m.tecmundo.com.br/programas/77980-20-aplicativos-quer-abrir-gerenciar-empresa.htm

Um comentário:

  1. […] https://blogideiastecnologicas.wordpress.com/2015/06/10/solucao-android-para-empresas/ […]

    ResponderExcluir