sábado, 19 de janeiro de 2019

Série Desktop Debian - Codecs e Plugins

Olá a todos! Meu nome é Fábio C. Guedes e sejam bem vindos ao blog e canal Ideias Tecnológicas.
Sempre que pensamos em usar um sistema operacional como desktop precisamos instalar codecs e plugins para escutar músicas, vídeos, acessar a internet etc. Nesse artigo vou mostrar como resolver essa questão no Debian e espero que já tenham feito os procedimentos que estão no artigo anterior.

1) Codecs Multimídia:

O procedimento a seguir vai instalar os codecs proprietários do Windows, porém é importante observar se o Debian é 32 ou 64 bits. Para instalá-los basta fazer o seguinte procedimento como usuário administrador:

# apt install w32codecs  versão 32 bits

# apt install w64codecs  versão 64 bits


2) Extrair músicas do cd:

Quem é mais antigo como eu ;) deve lembrar dos cd’s, porém atualmente eles estão quase em desuso e fica mais fácil baixar nossas músicas preferidas da internet. Mesmo assim tem colecionadores que gostariam de ter suas músicas preferidas no pc, então vamos instalar o soundconverter para extrair as músicas dos cd’s. Para isso faremos o seguinte procedimento:

# apt install soundconverter

imagem do aplicativo

3) Ler DVD’s de outras regiões:


Para ler DVD’s de outras regiões devemos instalar o pacote libdvdcss2 e deve ser feito da seguinte maneira:

# apt install libdvdcss2


4) Plugin Flash Player:

Flash Payer é um plugin que permite navegadores como Firefox mostrar conteúdos Flash de páginas web. O Flash é usado em jogos, animações e vídeos, porém na questão de criação de sites, ele vem sendo aos poucos sendo substituído pelo HTML5. Mesmo assim é conveniente instalá-lo e para isso vamos fazer dois procedimentos que cada um pode escolher:

A) Instalar dos repositórios:

Caso tenha o Firefox:

# apt install flashplayer-mozilla

B) Instalar através do download do link: https://get.adobe.com/flashplayer/

Se o seu sistema operacional for 64 bits baixe o flash_player_npapi_linux.x86_64.tar.gz, caso contrário baixe o flash_player_npapi_linux.i386.tar.gz.

B.1) Depois do download concluído vá até onde está o arquivo, geralmente ele é salvo na pasta Downloads e descompacte-o da seguinte maneira:

# cd /seu_usuário/Downloads
# tar -xzf lash_player_npapi_linux.sua_versão.tar.gz

B.2) Depois mova a biblioteca libflashplayer.so para a pasta plugins da seguinte maneira:

# mv libflashplayer.so /usr/lib/mozilla/plugins


5) Instalar o Java:

O Java é uma linguagem de programação ou plataforma computacional que permite várias aplicações ou sites funcionem desde que ele esteja instalado. Um exemplo dessa situação é o programa da Receita Federal que foi desenvolvido em Java. Há duas maneiras de fazer a instalação:

A) Através dos repositórios:

# apt install default-jre

B) Através do download do arquivo JRE. Link do download: https://www.java.com/pt_BR/download/linux_manual.jsp

Mais uma vez deve observar qual é a versão do Debian que está usando.
Depois faça os seguintes procedimentos:


B.1) Crie o diretório JAVA dentro do diretório OPT

# mkdir /opt/java

B.2) Vá até onde foi salvo o arquivo e mova para o diretório OPT:

# cd /home/seu_usuário/Downloads
# mv jre-sua_versão-linux-i586.tar.gz /opt/java versão 32 bits
# mv jre-sua_versão-linux-x64.tar.gz /opt/java versão 64 bits

B.3) Vá até o diretório /opt/java e descompacte o arquivo:

# cd /opt/java
# tar -xzf jre-sua_versão-linux-i586.tar.gz versão 32 bits
# tar -xzf jre-sua_versão-linux-x64.tar.gz versão 64 bits

B.4) Agora crie um link simbólico da lib libnpjp2.so

# ln -s opt/java/jre_sua_versão/jre/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/


OBS:

A verão JRE permite apenas rodar aplicativos que foram criados em Java. Caso queira instalar a Linguagem de Programação Java sem perder a função anterior deve baixar a versão com extensão JDK. Já no caso do Flash Player, o procedimento é feito com o foco no Firefox, já que Chrome o flash vem embutido no próprio programa. Já devo alertar que Chrome não tem versão 32 bits então uma solução é a instalação do Chromium e aí é necessário fazer a instalação do Flash, mas isso será feito em outro artigo.


5) Dica extra:

Aqui vou dar a dica de um player de música e vídeo bastante famoso chamado VLC. Ele é um reprodutor multimídia gratuito, de código-fonte aberto e multiplataforma podendo reproduzir a maioria dos arquivos, DVD’s e CD’s, além de vários protocolos de fluxo de rede. O VLC já esta na maioria dos repositórios das principais distribuições GNU/Linux sendo que alguns casos ele já é instalado junto com a distribuição. No caso do Debian o procedimento é bem simples:

# apt install vlc


Conclusão:

Mais uma vez mostro é fácil usar o terminal para instalar os codecs e plugins. Também pode usar o Synaptic que é um instalador gráfico que basta buscar os plugins e codecs e dar um duplo clique, mas devo avisar que ele é padrão no Gnome, Cinnamon e Mate. Acredito que se tentar um pouco logo se acostumará com o terminal, basta ter um pouco de paciência. Um abraço a todos e até breve!!!!


Links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário