segunda-feira, 24 de junho de 2019

Distros Fáceis - Zorin OS

Olá a todos! Meu nome é Fábio C. Guedes e sejam bem vindos ao blog e canal Ideias Tecnológicas.
Já faz algum tempo que não posto nenhum artigo e vídeo, principalmente relacionado à série Distros Fáceis. Último artigo foi sobre o Deepin que foi postado dia 30 de maio de 2019 e um vídeo sobre o assunto foi em 12 de junho de 2018, mas hoje vim resolver essa questão pois venho apresentar o Zorin.

Introdução:

O Zorin é mais uma distribuição baseada no Ubuntu e foi projetado para tornar-se uma alternativa para o Windows e MacOS. Devido a esse objetivo, o Zorin é extremamente fácil de ser utilizado não precisando aprender nada tal feito.
Assim como outras distribuições já mencionadas nessa série, possui uma loja de aplicativos que basta clicar em um aplicativo para instalá-lo.
Até o momento desse artigo, sua versão é 15.0 e sua instalação também é semelhante ao  do Ubuntu e do Mint.

História:

O Zorin é de origem irlandesa e sua primeira versão foi lançada em 1 de julho de 2009. O criador dessa distribuição é Ayrton Zorin e começou a desenvolvê-la junto com seu irmão na  adolescência quando ambos tinham 12 e 14 anos e os primeiros testes foram feitos com seu pai. Nessa época o Ayrton tinha testado o Ubuntu e gostado muito a tal ponto de fazer modificações e apresentá-lo a seu pai, mas a reação dele foi adversa pois estava acostumado com o Windows desde sempre.
Por essa razão que o Zorin OS surgiu, para que essa mudança para o GNU/Linux fosse suavizada e de maneira bem simples. Deve-se salientar que surgiu uma empresa em torno da distribuição, possuindo uma versão paga que disponibiliza algumas ferramentas para negócios, jogos e multimídia.

Visão Geral:

O Zorin OS possui algumas versões que são Ultimate, Core e Education.
A versão Ultimate é uma versão paga custa U$ 39,00 até o momento que escrevo esse artigo. Ela trás vários aplicativos para negócios, multimídia e jogos.
As versões Core e Education são gratuitas, porém a versão Core trás aplicativos mais básicos e de uso essencial. Já versão Education trás aplicativos educacionais, ferramentas de ensino de codificação e ciência, gerenciamento de sala de aula etc.
Também deve-se levar em consideração as "sub-versões" 32 bits e 64 bits e a versão Lite. A versão Lite é apenas para as versões Core e Education, pelo menos até agora. A versão Lite é ideal para pc's mais fracos ou antigos. 
Os ambientes gráficos são o Gnome Shell modificado para todas as versões e o XFCE para a versão Lite.
As especificações minimas são:

Ultimate, Core, Education:
  • CPU duol core de 1GHz (64 bits);
  • 2GB de memória RAM;
  • 10 GB de HD para Core e Education e 20 GB para o Ultimate;
  • Display de 600 x 800 de resolução;
Zorin OS e Education Lite:
  • CPU de 700 MHz (32 e 64 bits);
  • 512 de memória RAM;
  • 8 GB de HD;
  • Display de 640 x 480 de resolução;

Conclusão:

Assim como as outras distribuições mencionadas até agora principalmente o Ubuntu, Mint e o Deepin, o Zorin OS veio para facilitar a vida de quem quer deixar o Windows e o MacOS tendo uma transição simples e fácil. É uma distribuição que vem chamando a atenção e tem a vantagem de possuir a Lite para pc's mais antigos ou fracos que o Deepin já não permite. Se tu estas pensando em algo diferente o Zorin OS é uma ótima escolha. Espero quue tenham gostado e até mais.

Links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário