segunda-feira, 22 de julho de 2019

Instalação do Steam no Debian Buster

Olá a todos! Meu nome é Fábio C. Guedes e sejam bem-vindos ao blog e canal Ideias Tecnológicas.
No decorrer dos anos fica cada vez mais fácil usar o GNU/Linux, pois as comunidades de cada distribuição estão se esforçando no desenvolvimento das mesmas e facilitar a transição dos usuários que vem de outros sistemas operacionais. Essas mesmas comunidades trabalham para popularizar suas distribuições favoritas mostrando essas facilidades. Além disso existem empresas como a Canonical, que é responsável pelo Ubuntu que é uma das distribuições mais fáceis e populares. Ela desenvolve o Ubuntu para várias plataformas como desktops, servidores e até mesmo para a "internet das coisas". O Ubuntu é uma distribuição gratuita, mas a Canonical vende suporte, cursos e livros entre outros produtos que permitem a distribuição continue gratuita. Também posso falar de empresas como a Red Hat que possui duas distribuições sendo a distribuição Red Hat Linux que é paga e Fedora que é gratuita. Claro que existem outras distribuições que são bastante conhecidas, mas não vou mencioná-las para o artigo não ficar muito grande.
Devido o crescimento do GNU/Linux, várias empresas desenvolvedoras de softwares começaram a criar versões multi-plataforma de seus softwares para vender mais ou evitar perder clientes e usuários. Exemplo desses softwares são os navegadores Firefox e Chrome, o editor de vídeo KDEnLive e o LibreOffice sendo todos gratuitos. Há também o software Stoq que é uma suite de gestão comercial sendo ela multi-plataforma  e paga. 
O seguimento dos games não poderia ficar para trás. Várias empresas de games começaram a desenvolver versões de seus jogos para o GNU/Linux também e foi assim que surgiu o Steam.
Steam é uma plataforma de jogos on-line desenvolvida pela empresa Valvue. Muitos dos títulos disponibilizados na Steam rodam nos sistemas Windows, Mac e Linux, sendo que a Valvue tem uma distribuição própria chamada SteamOS que é baseada no Debian, e oferecia até pouco tempo suporte para distribuição Ubuntu. Porém com o anúncio da Canonical pelo fim do Ubuntu versão 32 bits, a Value resolveu encerrar o suporte para o Ubuntu e está procurando outra distribuição.
Já fiz essa pequena introdução e vou mostrar como fazer a instalação do cliente Steam no Debian Buster. Confesso que "bati cabeça" até conseguir fazer a instalação e isso só ocorreu por descuido e não ler os comentários.

Instalação do Steam


Algumas observações:

"Eu preciso chamar a atenção sobre a configuração da minha máquina. A configuração é a seguinte:

  • Processador i7 860 de 2,80GHz (1ª geração);
  • 8 GB de memória RAM 1333 MHz;
  • HD 500 GB; 
  • Placa de vídeo Nvidia GTS 250;
  • Placa-mãe DP55SB.

Devido a essa configuração dar alguns passos a mais. Instalei primeiramente o driver Nvidia para minha placa como descrito nesse link. Talvez não precise dar os passos a partir do 5."


1) O primeiro passo e editar o sources.list para habilitar as fontes contrib e non-free como na imagem abaixo. Para isso de o seguinte comando:

$ sudo nano /etc/apt/sources.list


Depois dê o ctrl+O para gravar, enter, ctrl+x para sair do editor.

2) Para quem tem o Debian 64 bits deve ativar o suporte a arquitetura 32 bits com os seguintes comandos:

 sudo dpkg --add-architecture i386 

sudo apt update

Caso esteja usando a versão 32 bits pule esse passo.

3) Agora instale o Steam:

$ sudo apt install steam

Vai aparecer uma janela semelhante a essa e pressione enter (OK):



Depois selecione I AGREE



4) Rode o Steam que está em MENU > JOGOS e vai aparecer essa imagem de atualização:




Como mencionei acima, eu uso uma placa de vídeo da Nvidia então tive que fazer o 5º procedimento, pois deu mensagem de erro relacionado ao libgl1.

5) $ apt install libgl1-nvidia-glx:i386

Para quem usa as placas ATI/AMD substitui o passo anterior por esse:

$ apt install libgl1-flrx-glx:i386

Passos Extras:


Quando realizei o 5º passo instalou algumas bibliotecas a mais e o driver Nvidia mais novo senão me engano o 390, porém a minha placa de rede precisa do driver nvidia-legacy-340xx-driver. Se eu parasse a instalação das bibliotecas e do driver daria um erro no Steam ("Missing Libgl1") mas se continuasse com a instalação, o driver novo não reconheceria a placa de vídeo e daria problema quando reiniciasse o Debian, então segui os seguintes passos:

a) Deixei terminar a instalação do 5º passo.

b) Reiniciei o Debian e loguei em modo texto com CTRL+ALT+F2 como usuário administrador (root)

c) Removi tudo que fosse nvidia
     # apt purge nvidia*

d) Depois rodei o comando autoremove
    # apt autoremove

e) Instalei o comando aptitude
    # apt install aptitude

f) Depois reinstalei o driver da minha placa de vídeo:
    
      # aptitude -r install linux-headers-$(uname -r|sed 's/[^-]*-[^-]*-//') nvidia-legacy-304xx-driver

Após esses passos que consegui executar o Steam.




Conclusão:


Muitos vão dizer que é trabalhoso para instalar do Steam, que o Windows é mais fácil e que basta dar "dois cliques" etc. Realmente o Windows traz facilidades, mas o Mint e o Ubuntu também trazem essas facilidades, visto que o Steam estão nos seus repositórios assim como no Debian. No caso do Mint basta abrir a loja dos programas e procurar por Steam e depois dar um clique em instalar e duvido que seja mais fácil que isso. Como disse anteriormente a Valvue deve procurar outra distribuição para dar suporte, mas o Ubuntu ainda parece nos requisitos dos jogos. Eu quis nesse artigo mostrar como resolver uma questão que me fez ficar sem jogar por mais de dois anos por não os ler comentários dos artigos que falavam a respeito. 
Espero que tenham gostado do artigo e um abraço a todos.

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário